UFPE recebe menção de destaque em seis projetos de extensão tecnológica em seminário da Facepe

Projetos foram desenvolvidos em parceria com empresas e envolvem treinamentos e atividades

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve seis projetos de extensão tecnológica contemplados com menção de destaque durante o Seminário de Integração e Avaliação Final do Programa de Extensão Tecnológica (PET). O evento foi realizado no dia 21 de dezembro, pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que selecionou outros 25 projetos para receber a mesma distinção. A lista de todos os projetos que se destacaram no programa pode ser conferida no site da fundação.

O PET é formado por jornadas que visam contribuir para a capacitação de recursos humanos em nível de ensino médio, técnico e de graduação de Pernambuco. As jornadas são executadas por parcerias firmadas entre instituições de ensino e empresas do estado. O objetivo é capacitar recursos humanos de forma acelerada a fim de atender necessidades das empresas de forma inovadora e contribuir para mudanças na estrutura produtiva e social do Estado.

Os projetos da Universidade contemplados foram “Manufatura aditiva, CAD e CAM, abordagem conceitual e prática com base em sistemas remotos”, coordenado por Carlos Augusto do Nascimento Oliveira; “Desenvolvimento de um código computacional para o cálculo das forças atuantes na amarração de navios e defensas portuárias”, orientado por Cesar Augusto Salhua Moreno; “Habilitação tecnológica em ciência dos dados com ênfase em dados médicos no diagnóstico do câncer”, de Fernando Maciano de Paula Neto; “Programa de extensão para capacitação em redes ópticas”, com coordenação de Leonardo Didier Coelho; “Programa de extensão tecnológica em tecnologia e saneamento ambiental (PET Saneamento)”, de Wanderli Rogerio Moreira Leite; e “Sistema de avaliação e monitoramento do desempenho motor”, cujo coordenador é Rafael dos Santos Henrique.

PET SANEAMENTO – De acordo com o professor Wanderli Leite, coordenador do PET Saneamento, a realização do projeto foi uma oportunidade de fomentar as ações curriculares de extensão na UFPE. O PET Saneamento foi desenvolvido pelo Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) sediado no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG) e pela Fibra Ambiental Engenharia, empresa pernambucana do setor de saneamento. Para Agnes Pinheiro, mestranda na UFPE e membro da equipe organizadora do projeto, o projeto de extensão foi uma grande oportunidade e uma experiência enriquecedora em termos de conhecimento, de gestão e de expectativas para os demais futuros projetos.

Na primeira etapa, foi realizado um curso de capacitação de 30 horas em tratamento de esgotos sanitários que contou com mais de 60 estudantes de norte a sul do Brasil, incluindo colaboradores da empresa parceira. Na sequência, seis estudantes com melhor aproveitamento na etapa anterior foram contemplados pela Facepe com bolsa de cooperação técnica entre outubro de dezembro de 2021 para realização de atividades de extensão com foco na busca de soluções inovadoras para desafios tecnológicos em estações de tratamento de esgotos operadas pela Fibra Ambiental.

O engenheiro Edécio Souza Filho, representante da empresa, considerou a experiência importante para o desenvolvimento profissionais de jovens e posteriormente inserção deles no mercado de trabalho. A Fibra Ambiental Engenharia é parceira do LSA/UFPE há mais de 20 anos em atividades de pesquisa e extensão.

Data da última modificação: 26/01/2022, 15:21