UFPE recebe gestores da área de alimentos da Eurofins

A Eurofins, desde março, tem marcado agendas específicas, visitas e reuniões com professores e startups para aprofundar contato e estudar parcerias

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu, nos dias 21 e 22 deste mês, nova visita da Eurofins do Brasil, empresa líder mundial em análises de alimentos, meio ambiente e fármacos. Na visita, foram apresentados o Laboratório de Experimentação e Análises de Alimentos (LEAAL), o Banco de Cepas, o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), o Laboratório de Computação Embarcada e Tecnologias Industriais (Laceti), o Centro de Informática (CIn) e o Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (Labbe). O grupo também visitou o Lócus Pescado 4.0 e a startup e.Aí, incubada no Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE.

Gestores e professores da UFPE e da Eurofins conversaram sobre parcerias

A empresa enviou os gestores da área de alimentos Marcela Campos, Fabio Peruzzolo e Lia Carvalho, recepcionados pela equipe da Coordenação de Parcerias da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi). Em março, a Universidade já havia recebido representantes das áreas de desenvolvimento de negócios e inovação da Eurofins. As visitas visam estabelecer parcerias em pesquisa, inovação, novas tecnologias e novas metodologias em áreas de interesse mútuo. Na ocasião, a equipe conversou com o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo, diretores de centro e conheceram algumas das startups, laboratórios , além de centros acadêmicos e o Hospital das Clínicas.

A Eurofins está marcando agendas específicas, visitas e reuniões com professores e startups que conheceram na visita em março para aprofundar o contato. “Dessa vez, vieram os gestores da área de alimentos. Eles visitaram os laboratórios de interesse nessa área. Essa foi a primeira visita, mas já há outras reuniões virtuais com outros grupos em andamento”, conta a coordenadora de Parcerias da Propesqi, Aline Porto.

Ela define a parceria universidade e empresa como positiva para ambos os lados. “Para a UFPE, é uma oportunidade de desenvolver pesquisa aplicada, de validar pesquisas, de os alunos poderem desenvolver projetos baseados em problemas reais das empresas. Para a empresa, é importante inovar e se reinventar para manter a sua relevância diante da transformação do mercado, buscar aumento de competitividade e encontrar soluções para problemas específicos”, explica.

De acordo com Aline Porto, a empresa está estreitando os contatos iniciais, conhecendo mais de perto os grupos de pesquisa e laboratórios para que, num próximo momento, seja pensado um escopo de plano de trabalho e firmado, possivelmente, um acordo de parceria.

Coordenação de Parcerias
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação