UFPE publica edital simplificado nº 22/2022 de incentivo à produção e publicação de livros digitais

Serão financiadas através de recursos próprios da UFPE/Prograd até 51 propostas de e-books, em três categorias

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Editora UFPE divulgam o edital simplificado para apoiar a produção e publicação de livros em formato digital (e-book). Servidores da UFPE podem apresentar propostas que contribuam para a satisfação do objetivo estratégico de oferecer condições de acesso, permanência e conclusão exitosa da formação acadêmica dos estudantes. O edital e demais arquivos podem ser encontrados na página da Prograd

Segundo a pró-reitora de Graduação, Magna Silva, esta segunda edição do edital de e-book “atende a necessidade de ampliar as possibilidades de recursos didáticos e pedagógicos para que os cursos de graduação aprofundem temáticas importantes e estabeleçam diálogos com diversas áreas de conhecimentos, tornando a prática de sala de aula mais inclusiva e diversa. Além disso, através desse edital, há a apresentação de resultados de ações que envolvem a graduação e a pós-graduação; estudantes atuais e egressos; e servidores da UFPE e de outras instituições de ensino e pesquisa. Desta forma, parte-se de uma perspectiva ampliada da relação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação o que favorece a compreensão dos temas a serem tratados em sala de aula”.

O edital tem como objetivo a formação de uma biblioteca digital que será disponibilizada, preferencialmente, aos estudantes de graduação e/ou pós-graduação, servidores e público em geral. Trata-se da publicação de livros de várias áreas do conhecimento, resultantes de textos produzidos por servidores da UFPE em seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que possam ser utilizados como recursos didático-pedagógicos em apoio ao ensino, nos diversos cursos da instituição.  A Editora UFPE disponibilizará para downloads, por tempo indeterminado, as obras dessa coleção em formato e-book (pdf), através do seu portal de livros digitais.

Os livros a serem publicados poderão ser de autoria única ou coletânea, envolvendo diversos servidores e discentes de graduação e/ou pós-graduação da UFPE e coautores de outras universidades (públicas/privadas) ou instituições parceiras do grupo de pesquisa do proponente, orientandos ou ex-orientandos de graduação ou de pós-graduação.

Serão financiadas através de recursos próprios da UFPE/Prograd até 51 propostas de e-books, segundo três categorias: Colégio de Aplicação/Educação Básica; Políticas de Ações Afirmativas (Educação das Relações Étnico-raciais, Acessibilidade, Inclusão, Diversidade e Diferença); e Todas as Temáticas.

SUBMISSÃO – As propostas poderão ser submetidas em dois momentos. A primeira janela de submissões vai até o dia 23 de setembro, para lançamento no 1º semestre de 2023, enquanto a segunda janela de submissões vai de 12 de dezembro até o dia 6 de fevereiro de 2023, para lançamento no 2º semestre de 2023.

Com algumas atualizações em relação ao edital de 2020, o processo de seleção 2022 já incorpora a atual política editorial da Editora UFPE, com emissão de pareceres às cegas, homologação do Conselho Editorial, e as normas para formatação de originais. Além de garantir um processo seletivo adequado em relação às avaliações e pareceres, busca-se, dessa forma, qualificar ainda mais o acervo de livros digitais e gratuitos da Editora e, com isso, ampliar a oferta de uma biblioteca básica de qualidade para os discentes da UFPE.

Diretoria de Finanças e Infraestrutura da Graduação

difi.prograd@ufpe.br