UFPE participa de solenidade de abertura do Instituto Pernambuco Porto em Portugal

O vice-reitor Moacyr Araújo lançou as bases para o Escritório Internacional da UFPE no Porto, com o instituto, a Universidade do Porto e o Consórcio Universitas

Aconteceu ontem (28) a abertura oficial do Instituto Pernambuco Porto, em Portugal. A iniciativa, que contou com a participação da UFPE desde sua concepção, é uma casa de cultura que tem como objetivo valorizar Pernambuco e a cidade do Porto, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a relação Brasil-Portugal. Além disso, é um espaço para intercâmbio acadêmico, debates e interlocução em áreas de mútuo interesse. Participam da comitiva da UFPE o vice-reitor Moacyr Araújo, o diretor de Relações Internacionais, professor Madson Góis, e o professor Luiz Vieira (Departamento de Arquitetura e Urbanismo).

Instituto será um espaço para intercâmbio acadêmico e debates

Em seu discurso, o vice-reitor ressaltou que “o Instituto Pernambuco Porto nasce não apenas como entre-lugar de dois países irmãos, mas, sobretudo, do interstício das vozes da cultura pernambucana, redemoinho de saberes, fazeres, do ser e estar que caracterizam a subjetividade do pernambucano e do portuense. O instituto é, portanto, o delta do Rio Douro com o Rio Capibaribe, a terceira margem que marca a nossa travessia cultural e identitária. É a brasilidade e portugalidade que se ancoram num porto de múltiplas miragens, múltiplas passagens, da multiplicidade de línguas em português”.

Foi também prestada homenagem ao empresário Zeferino Ferreira da Costa, presidente e idealizador do instituto, através da entrega dos volumes da Coleção Recife 500 anos pelo professor Luiz Vieira.

Ainda na ocasião, o vice-reitor lançou as bases para abertura do Escritório Internacional da UFPE no Porto, em conexão com o instituto, a Universidade do Porto e o Consórcio Universitas (formado pela UFPE, UPE, UFRPE, Univasf, Unicap e Ufape). “Portugal e o Porto são lócus estratégicos para a internacionalização da UFPE e para o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. É justamente por essa razão que nossa universidade vislumbra fixar um Escritório Internacional nesta cidade com vistas ao livre trânsito de docentes, discentes, pesquisadores, artistas”, destacou ele.

Para Moacyr Araújo, o primeiro Escritório Internacional da UFPE é um grande passo na direção da internacionalização universitária tornando-se ponto de convergência entre discentes, docentes e servidores técnico-administrativos na perspectiva da mobilidade e desenvolvimento acadêmico. Como parte da agenda de trabalho dos próximos dias, a visita técnica consta ainda de reuniões com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Data da última modificação: 01/08/2022, 17:28