UFPE lança Observatório das Ações Afirmativas e Promoção de Igualdade Étnico-Racial de Pernambuco

Observatório nasceu a partir de um grupo de trabalho interinstitucional do Consórcio Pernambuco Universitas

O Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove o lançamento do Observatório das Ações Afirmativas e Promoção de Igualdade Étnico-Racial de Pernambuco nesta sexta-feira (8), às 15h, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. O objetivo é mapear todas as políticas de ações afirmativas nas universidades e institutos federais do Estado, tendo como produto um Painel Digital de Monitoramento.

O observatório nasceu a partir de um grupo de trabalho interinstitucional do Consórcio Pernambuco Universitas, formado pelas Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), de Pernambuco (UPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Católica de Pernambuco (Unicap), Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e pelos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF-Sertão).

Segundo a coordenadora do Núcleo Erer, professora Conceição Reis, uma das idealizadoras do projeto, a primeira etapa será iniciada na UFPE, com duração de oito meses. Além do painel de monitoramento, que será digital e com dados públicos, haverá também mapeamento da população indígena, quilombola, cigana e negra e avaliação da Lei de Cotas. A equipe conta ainda com o professor Francisco Jatobá, do Departamento de Sociologia, e uma equipe de Tecnologia da Informação e de Pesquisa e Levantamento.

O observatório busca criar uma instância interinstitucional para desenvolver mecanismos e estratégias de proposição para implementação, supervisão, monitoração, avaliação e publicização das políticas de ação afirmativa. O projeto vislumbra como impacto social mudanças nas formas de compreensão da sociedade e da gestão pública e privada das políticas afirmativas para a promoção da justiça social sobre as questões de equidade étnico-racial em Pernambuco.

Data da última modificação: 07/04/2022, 13:18