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UFPE lança guias para orientar coordenadores e docentes sobre retomada do ano letivo

Informações atualizadas consideram a retomada do ano letivo de 2020, suspenso em função da pandemia causada pelo Covid-19

Por meio da Pró-Reitoria para Graduação (Prograd), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou hoje (14) o Guia do Coordenador(a) de Cursos e o Guia do Docente, com informações atualizadas considerando a retomada do ano letivo de 2020, suspenso em função da pandemia causada pelo Covid-19. Os manuais trazem esclarecimentos objetivos sobre a prática acadêmica e pedagógica e sobre como planejar a atuação docente nesse contexto de distanciamento social, atividades síncronas e assíncronas, componentes curriculares, organização da sala de aula online, metodologia e avaliação, entre outros temas.

Para os coordenadores, a edição anda explica a resolução n° 23/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que possibilita o formato de oferta dos componentes curriculares de forma híbrida, com prioridade para o formato remoto. “A revisão deste guia considerará esse documento, que mantém aos anos letivos regulares de 2020 e 2021 atividades acadêmicas que ainda serão realizadas por meio de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), articuladas às demais normativas da UFPE que informam sobre o funcionamento dos Cursos de Graduação”, explica a publicação.

O guia dirigido aos docentes também apresenta orientações gerais que buscam colaborar e provocar reflexões a respeito do processo de ensino e aprendizagem que requerem o uso de ferramentas e plataformas digitais para efetivar cada componente curricular. Para isso, são abordados aspectos do ensino, das metodologias e da avaliação da aprendizagem que, mesmo abordados separadamente por uma questão didática, são compreendidos como indissociáveis e articulados.

Data da última modificação: 14/01/2021, 17:58