Notícias Notícias

Voltar

UFPE lamenta falecimento do jornalista Juracy Andrade

Ele foi o primeiro assessor de comunicação da UFPE

A UFPE e, em especial, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) lamentam o falecimento do jornalista Juracy da Costa Andrade, aos 85 anos, ocorrido na sexta-feira (15). Ele foi o primeiro assessor de comunicação da UFPE, quando o setor era chamado pela sigla ACS, no reitorado de George Browne (1983-1987). O corpo de Juracy foi cremado no sábado, no Cemitério Morada da Paz, onde houve velório. Ele faleceu devido a complicações após uma cirurgia.

Natural de Vitória de Santo Antão, ele chegou a ingressar no seminário (em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul) e deixou a vida clerical em 1957, após ter feito quatro anos de teologia em Roma e Lyon (França), ganhando o grau de licenciado. Trabalhou na UFPE na equipe de Paulo Freire, tendo sido ingressado como jornalista na UFPE em 1962. Foi demitido em 1964 e chegou a ser preso. Ao sair da prisão, trabalhou no jornalismo em Pernambuco, em São Paulo e no Rio de Janeiro, em grandes veículos como TV Manchete e Folha de São Paulo. E, em Brasília, na Editora da Universidade de Brasília (UnB).

Com a Lei de Anistia, foi reintegrado à UFPE e trabalhou até 1991, quando se aposentou. Nos anos 1980, ingressou no Jornal do Commercio (JC) e atuou como editorialista por cerca de 20 anos. Escrevia num blog  e também mantinha colaboração com um artigo mensal no JC.

 

Data da última modificação: 18/12/2017, 13:46