Notícias Notícias

Voltar

UFPE inicia atividades do Núcleo de Extensão das Regiões do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip), em Sertânia

Programação do Nemip segue até a próxima sexta-feira (13), com atividades práticas pedagógicas

Com uma programação desenvolvida para uma semana inteira de atividades, o Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciou ontem (9) suas atividades, em Sertânia. Em solenidade realizada na Câmara de Vereadores do município, o evento reuniu professores, representantes comerciais, servidores públicos, vereadores locais e a população em geral. Confira a programação completa do evento.

Foto: Divulgação

Jovens serão atendidos em ações de qualificação profissional

Por meio de videoconferência, o reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes, ressaltou a importância da parceria da instituição com o município sertanejo que já serve de exemplo para outras regiões do estado, como forma de ampliação da interiorização da UFPE. “Já visitamos um espaço adequado, aí em Sertânia, e, se as condições políticas permitirem, no próximo ano, poderemos trabalhar essa proposta junto com o governo federal. Queremos democratizar o amplo acesso à universidade, não apenas para os cursos de graduação, mas também para a pesquisa, a pós-graduação, as políticas amplas de assistência estudantil e inovação”, disse.

O prefeito Ângelo Ferreira abordou a união de todas as forças para o sucesso do Nemip. “Esse é um projeto que une Sertânia e reúne pessoas de todas as categorias e várias correntes. O Nemip é uma semente que, germinando bem, vai produzir aqui bons frutos na área de tecnologia e inovação, que vão germinar em favor da educação e, de forma geral, no fortalecimento do município. Cada prefeito tem um projeto a ser desenvolvido. Nós incorporamos o Nemip como parte do programa de desenvolvimento do município. A gente sabe e enxerga que onde chegam as universidades, sobretudo as de renome, como é o caso da UFPE, que é uma das melhores do país, há um crescimento, um desenvolvimento do município”, explicou o prefeito.

Abordando o histórico de construção do Nemip, o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, professor Oussama Naouar, enalteceu a colaboração das pessoas que participaram desde a idealização do projeto até sua institucionalização. “Agradeço a cada pessoa colaboradora desse momento ímpar. Esse é nosso primeiro passo que implica na importância de repensarmos as políticas de interiorização de universidade pública no Brasil. A população e nós da UFPE estamos nessa sinergia fortalecedora desse projeto piloto, inovador, que vai dar frutos positivos para Sertânia e região”, destacou Oussama. “É uma articulação de um ano e meio que se efetivou e uma ação muito importante para a gente. Acreditamos que ela encarna o trabalho nos territórios feito há 60 anos por Paulo Freire. São 60 anos da Revista Estudos Universitários e do Departamento de Extensão Cultural”, completou.

“Este encontro é fruto da importante parceria entre a UFPE e a Prefeitura de Sertânia, que vem fortalecer o processo de interiorização da UFPE”, frisou o diretor de Extensão da Proexc, professor Flávio Silva. “Essa é uma iniciativa conjunta na qual a universidade, o poder público e as forças vivas da população dialogam e promovem processos formativos na perspectiva da relação humana entre si e com a arte, a ciência, a tecnologia e o meio ambiente. Contribuir para o desenvolvimento socioambiental da região requer o desenvolvimento de novas formas de pensar e conviver no/com o mundo. E é nessa direção que a UFPE tem fortalecido a interiorização por meio de ações extensionistas que possam contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável do Estado”, concluiu.

A secretária de Educação de Sertânia, professora Simoni Laet, representou os demais membros do governo municipal e pontuou a força da educação como critério de desenvolvimento social e cidadania, “Quando a gente avança em alguma coisa ligada à educação, significa crescer, avançar, progredir, criar, educar, cidadanear, que é trazer cidadania para que a gente exerça cidadania dentro dela. O Nemip é esse primeiro passo que vai possibilitar esse avanço, qualificando a população, os nossos professores e os da região também”, disse a secretária.

O representante do Poder Legislativo, vereador Antônio Henrique, presidente da Câmara de Vereadores de Sertânia, falou da alegria de receber o povo no espaço que também é do povo. “Estamos satisfeitos em receber todos vocês, aqui, para tratar desse início de atividades do Nemip e suas perspectivas de produção de conhecimento. Parabenizo a UFPE e a prefeitura por acreditarem no futuro do desenvolvimento regional, via educação”, enfatizou o presidente.

EIXOS - Na sequência, foram apresentados à comunidade os quatro eixos de atuação do Nemip: 1) Implantação de um Laboratório de Fabricação Digital – Espaço Maker, que trabalha com processos de fabricação por impressão 3D, cortadora laser e uso de computadores que contribuem na formação de estudantes de ensino fundamental e médio; 2) Programa de Cursos de Extensão e Cultura direcionados para a qualificação profissional de jovens e adultos em temas diversos que dialogam com a cultura, tecnologia, ciência e sustentabilidade ambiental; 3) Programa de Educação Continuada (PEC) para Gestores e Professores de Escolas Municipais, voltado à realização de cursos para professores e gestores, passando por temáticas priorizadas em colaboração com o público-alvo; e 4) Pós-Graduação (Lato Sensu) em Governança Municipal, que compreende um diálogo com a Prefeitura de Sertânia para que, colaborativamente, possam ser definidos cursos de extensão e ajustes, se necessários, na formatação dos cursos de gestão e de pós-graduação que atendam às necessidades locais.

A programação do Nemip segue até a próxima sexta-feira (13), com atividades práticas pedagógicas, sendo a quinta (12) e sexta-feiras (13) reservadas para a realização do 1° Fórum “Trilhas da Cultura do Inédito Viável através do Nemip: Esperançar no Sertão com Paulo Freire”, no Auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac (Eremob). Haverá quatro mesas de debates – “Educação como teoria e prática: diálogos com Paulo Freire”, “Da ilustração à educação como prática libertadora”, “Diálogos entre Paulo Freire, Milton Santos e Manoel Correia” e "Desafios sócio-ambientais: engenharias no semiárido” – , além da palestra de abertura "Movimento de cultura popular na Pró-Reitoria de Extensão”, com o professor Oussama Naouar, e da palestra de encerramento “Caminhos do processo científico: a inserção da universidade pública no Sertão pernambucano através de uma política de extensão”, com o professor Jorge Ventura, do Departamento de Sociologia da UFPE.

Data da última modificação: 11/05/2022, 14:39