Notícias Notícias

Voltar

UFPE inaugura a nova sede do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional

Novas instalações são fruto de ampliação do prédio do Departamento de Terapia Ocupacional

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugurará, nesta quarta-feira (28), a nova sede do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional (Labtato), localizada no Departamento de Terapia Ocupacional (DTO). As novas instalações são fruto de uma ampliação do prédio do DTO. A inauguração integra as comemorações dos 197 anos da UFPE e será aberta ao público. O evento terá início às 10h30 no próprio DTO, localizado no Campus Recife da UFPE, na Avenida Jornada Aníbal Fernandes, 273.

O Labtato é vinculado ao Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva (SisAssistiva) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A vinculação é resultado da aprovação do projeto Teclaboral na chamada pública Ação Transversal - Tecnologia Assistiva, do MCTI e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A coordenadora do Labtato, Daniela Amaral, explica que o espaço, fundado no final de 2012, foi criado a partir da necessidade de fortalecer as atividades de ensino e desenvolver pesquisas, extensão e inovação.

O Labtato funcionava em uma pequena sala do Laboratório de Atividades de Vida Diária do DTO. Desde sua criação, conta com a colaboração das professoras Daniela Amaral, Ana Karina Cabral, Danielle Carneiro, Juliana Fonseca e Keise Bastos, do DTO. “Sua missão é promover ensino, pesquisa, extensão e inovação no campo da Tecnologia Assistiva (TA) e Tecnologias de Reabilitação e Educativas, visando a inclusão social das pessoas nos diversos ciclos de vida. A Tecnologia Assistiva é considerada uma ferramenta importante para a inclusão e é essa transformação social que buscamos”, destaca Daniela.

A coordenadora conta que a equipe do Labtato também desenvolve produtos, processos e serviços da TA “com compromisso na produção científico-tecnológica, na formação de futuros terapeutas ocupacionais e na educação continuada na área”. O público atendido são pacientes da reumatologia, Parkinson, autismo, síndrome do zika vírus, paralisia cerebral, além de pessoas com deficiência da comunidade interna e externa à UFPE. “Priorizamos a população com deficiência em situação de vulnerabilidade social”, pontua a coordenadora do laboratório.

Mais informações
Instagram do Laboratório
@labtato.nta.ufpe 
labtato.nta@ufpe.br
daniela.amaral@ufpe.br

Data da última modificação: 29/08/2024, 15:04