UFPE agora conta com Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação

Cerimônia de posse da nova comissão foi realizada na tarde de hoje (20), no Auditório Reitor João Alfredo

Acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é o objetivo da Comissão Interna de Supervisão (CIS), que foi empossada hoje (20) à tarde, em solenidade realizada no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. A cerimônia teve início com uma homenagem ao servidor Rogério Clericuzi, do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva, que foi eleito suplente da CIS e faleceu em dezembro, em decorrência da Covid-19.

Foto: Bernardo Sampaio

Integrantes da CIS foram eleitos em dezembro

Os sete membros titulares são Agilson Nascimento de Souza (Centro Acadêmico do Agreste – CAA), Antônio Vinícius Neves Barbosa (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida – Progepe), Heloíza Henrique da Silva (Departamento de Engenharia Mecânica – Demec), Agar Pereira da Silva (Hospital das Clínicas – HC), Priscila Viégas Barreto de Oliveira (HC), Sérgio Matias da Silva (Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis – Proaes) e Ednaldo Félix da Silva (Superintendência de Segurança Institucional – SSI). O membro suplente é Rafael da Silva Hermano (HC).

“A gente está falando aqui de melhorar a carreira de servidores públicos federais e, ao mesmo tempo, vemos pessoas se contaminando em ônibus lotados, em uma situação grave, sem precedentes. Nossa palavra como servidores é empatia, para tentar mudar essa situação e torcer para que a ciência e o bom senso prevaleçam”, afirmou Agilson, representando os empossados. A votação eletrônica foi realizada no último dia 3 de dezembro, por meio do Sistema e-Votação UFPE. O mandato dos membros do CIS/PCCTAE será de três anos a partir da data da posse.

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe) – Seção UFPE, Adalberto Tavares, disse estar muito satisfeito em dar esse passo. “Hoje, com o esforço conjunto do sindicato, dos trabalhadores da base, da própria instituição, nós chegamos a esse momento em que a comissão toma posse e tem imensas tarefas pela frente na organização dos direitos dos trabalhadores, na proteção da carreira dos técnicos administrativos da Universidade. Temos a esperança que muitos dos obstáculos que têm ocorrido em nossa instituição consigam ser superados”, afirmou.

A pró-reitora Brunna Carvalho, da Progepe, parabenizou os empossados pela árdua trajetória para chegarem até aqui. “Estão de parabéns e a instituição está de parabéns. Todo mundo ganha. A Progepe, nesta gestão, se coloca à disposição para continuar nesse movimento de diálogo, de compensação. A gente tem tentado trazer essa tônica de que todos nós somos servidores, tanto docentes como técnicos. Que a gente possa somar esforços. Tenho certeza que teremos três bons anos pela frente. Essa gestão tem o compromisso, primeiro, com a vida, e segundo com a democracia”, disse.

Para o reitor Alfredo Gomes, este é um momento histórico. “A gente está neste processo de fortalecimento de relações de trabalho, constituindo uma comissão que vem de uma reivindicação histórica do movimento. A gente está muito feliz de poder dar posse à comissão. Gostaria de dizer também que a gente, como gestão, continua à disposição para fazer o diálogo. A gente está muito contente com o processo de posse da comissão, mas estamos cientes da enorme tarefa. Nós temos a obrigação de procurar construir a unidade para fazer a defesa da Universidade e do serviço público”, ressaltou.

Data da última modificação: 22/01/2021, 15:00