Notícias Notícias

Voltar

Três professores do Centro de Informática recebem prêmios da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu no dia 19 deste mês, no canal do YouTube da SBC

Os professores Ana Carolina Salgado, Francisco Carvalho e Silvio Meira, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foram agraciados com os prêmios da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) Tércio Pacitti, Mérito Científico e Newton Faller, respectivamente. A premiação foi realizada no XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e destacou as colaborações notáveis na educação, na área científica e em contribuições à SBC. As premiações podem ser conferidas no Facebook do CSBC 2021. 

O Prêmio Tércio Pacitti reconhece anualmente professores com trabalho inovador no cenário nacional em prol da Educação em Computação. Seu nome se dá por conta do engenheiro, professor, pesquisador e escritor brasileiro de mesmo nome, que teve grande relevância na área de Ciência da Computação. Além de Ana Carolina Salgado, os professores Katia Guimarães, Alex Sandro Gomes e Geber Ramalho, também do CIn, já arremataram a honraria nos anos de 2020, 2018 e 2017, respectivamente. Veja o momento em que a professora Ana Carolina recebe o prêmio. 

Francisco Carvalho é o terceiro professor do CIn a receber o Mérito Científico. Em 2015, a professora Teresa Ludermir foi a primeira docente do centro a receber o prêmio, que é destinado a um associado efetivo ou fundador da SBC com reconhecida contribuição científica e/ou técnica em uma das várias áreas e especialidades da computação abrangidas pela SBC. Em 2018, quem recebeu foi Augusto Cézar Alves Sampaio, também do CIn. Assista ao professor Francisco recebendo o prêmio. 

Já o Prêmio Newton Faller, que recebe o nome do professor e pesquisador do Núcleo de Computação e Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) responsável pela descoberta de algoritmos de Huffman, foi concedido a um professor do CIn pela terceira vez. O primeiro prêmio foi entregue no ano de 2017 ao professor Paulo Cunha; em 2019, para José Augusto Suruagy, professor e ex-vice-diretor do Centro; e este ano a Sílvio Meira, docente aposentado. Assista ao momento em que Meira é agraciado. 

Este ano, a categoria Cristina Tavares, entregue geralmente a pessoas fora da comunidade de informática, não foi entregue. Desta forma, todas as categorias agraciaram professores do CIn, tornando o centro a instituição com mais prêmios, com 10 dos 43 prêmios entregues pela SBC até hoje.

Data da última modificação: 20/07/2021, 19:25