Notícias Notícias

Voltar

Trabalho na área de Química Analítica é o vencedor do Prêmio Litpeg 2021

Pesquisa foi desenvolvida por Bruno Henrique Melo, sob a orientação das professoras Maria Fernanda Pimentel e Rafaella Sales

O vencedor do Prêmio Litpeg 2021 foi o trabalho “Monitoramento da produção de açúcar empregando espectrômetro NIR portátil e técnicas de aprendizagem de máquinas”, desenvolvido por Bruno Henrique Melo, sob a orientação das professoras Maria Fernanda Pimentel e Rafaella Sales no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE. A escolha foi anunciada pela Comissão Julgadora do Prêmio Litpeg, criado em 2021 com o objetivo de destacar anualmente os trabalhos de pós-graduação de maior impacto desenvolvidos sob a orientação de pesquisadores vinculados ao Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O trabalho premiado foi realizado em colaboração com uma empresa pernambucana e é pioneiro no desenvolvimento de metodologia analítica confiável que emprega um espectrômetro na região do infravermelho próximo (NIR) portátil, associado a técnicas de aprendizagem de máquinas para quantificação de importantes parâmetros de qualidade em amostras coletadas ao longo de toda a cadeia produtiva do açúcar. “Por permitir uma análise rápida (da ordem de segundos) e não destrutiva com utilização de um único equipamento de custo relativamente baixo, a metodologia desenvolvida proporciona ótima relação custo/benefício para o setor sucroalcooleiro”, relata o autor.

Segundo o estudo, pela nova metodologia, a etapa de preparo de amostras é dispensada, ou seja, a análise é feita diretamente no material tal como é coletado das correntes de processo dispensando, assim, a necessidade de diluição, clarificação química e filtração, reduzindo o tempo e o custo. Outro fator relevante da metodologia é evitar o uso de reagente tóxico, atendendo aos princípios de química analítica verde.

MENÇÃO HONROSA - A Comissão Julgadora também concedeu uma Menção Honrosa ao trabalho intitulado “Degradação anaeróbia de anilina utilizando diferentes culturas microbianas”, desenvolvido por José Roberto Santo de Carvalho, com orientação da professora Sávia Gavazza, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE. Na tese foi avaliado o desempenho de culturas microbianas oriundas de diferentes ambientes (efluente têxtil sintético; sedimento de rio contaminado por efluente têxtil e efluente petroquímico real) na degradação anaeróbia de anilina. Os resultados contribuíram de forma significativa para a investigação dos processos de biodegradação da anilina em ambientes anaeróbios.

FINALISTAS - Outros três trabalhos foram selecionados como finalistas: “Otimização robusta do controle de poços de reservatórios de petróleo utilizando modelo substituto”, desenvolvido por Jefferson Wellano Oliveira Pinto, orientado pela professora Silvana Bastos Afonso da Silva; “Ostracodes das fases Rifte e pós-Rifte das Bacias Jatobá, Tucano Norte e Araripe: taxonomia, bioestratiografia e paleoecologia”, de autoria de Débora Soares de Almeida Lima com orientação da professora Enelise Katia Piovesan; e “Modelos de fluxo fracionário baseado em dados de produção dos poços para otimização em operações de injeção de água”, desenvolvido por Dilayne Santos Oliveira sob a orientação do professor Bernardo Horowitz.

COMISSÃO - A Comissão Julgadora do Prêmio Litpeg 2021 foi composta por pesquisadores experientes em diferentes áreas do conhecimento, os professores Alfredo Arnóbio de Souza da Gama (UFPE), Aline da Silva Ramos Barboza (UFAL) e Antônio Fernando de Souza Queiroz (UFBA), os quais destacaram o alto nível dos cinco trabalhos selecionados como finalistas.

Data da última modificação: 14/12/2021, 18:23