Terça em Cena promove apresentação de peça e oficina de Teatro Playback

Projeto de extensão do curso de Teatro da UFPE recebe a companhia Nó(s) Olhar hoje (13) e no dia 20 deste mês

Projeto de extensão capitaneado por alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, o Terça em Cena @tercaemcenaufpe promove mensalmente duas atividades gratuitas e complementares: a apresentação de um espetáculo e a realização de uma oficina, ambas gratuitas. Em setembro, o Teatro Milton Baccarelli, localizado no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE recebe o trabalho “Histórias em cena: um espetáculo de teatro playback”, da companhia Nó(s) Olhar, hoje (13), às 19h. Os ingressos são gratuitos, com distribuição uma hora antes da apresentação. No mesmo local e horário, o coletivo ministra, no dia 20, a oficina “Experimentação do Teatro Playback”.

A companhia Nó(s) Olhar vem, desde 2019, desenvolvendo de forma pioneira em Pernambuco os estudos e práticas do Teatro Playback – forma de improvisação teatral que toma como referência histórias pessoais dos participantes presentes nas apresentações. E é a partir dessa perspectiva que os artistas desenvolveram a obra “Histórias em Cena: um espetáculo de Teatro Playback”, que propõe um jogo relacional instigante entre vida e arte, público e artistas.

Diante das narrativas trazidas pela plateia, os atores, acompanhados por músicos, as transformam em cenas, por meio do teatro de improviso. A peça instiga os espectadores a saírem do lugar de observadores passivos e a participar ativamente do espetáculo.

Na semana seguinte à apresentação, no dia 20, o coletivo ministra uma oficina de experimentação do Teatro Playback. A ação é voltada para pessoas que possuam interesse em se aproximar da arte do teatro e conhecer esse método em específico. Nela, os participantes terão uma abordagem teórica e prática sobre a origem e as formas de aplicação do Teatro Playback.

Direção e Condução: Cynthya Dias
Produção executiva: Ariane Fernandes
Elenco: Aline Lima, Ariane Fernandes, Bero Andrade, Bruno Sales, Gabriela Melo e Jully Chaves
Concepção de figurino: Cia N(ó)s Olhar