Notícias Notícias

Voltar

Sinfra executa ação de recuperação e manutenção da cobertura do CAC

A iniciativa integra o planejamento de ações preventivas e corretivas que visam solucionar vazamentos no período de chuvas

A Superintendência da Infraestrutura da UFPE (Sinfra) finalizou a recuperação e manutenção de parte da cobertura do Centro de Artes e Comunicação (CAC). A iniciativa integra o planejamento de ações preventivas e corretivas que visam solucionar vazamentos no período de chuvas. O valor total da obra foi R$ 1.303.432,32 com recursos do orçamento da UFPE.

Fotos: Divulgação/Sinfra

Recursos no valor de R$ 1,3 milhão foram investidos nas obras

A execução dos serviços beneficia os Departamentos de Letras, Arquitetura, Artes e salas de aulas multiuso do CAC. Foram priorizadas as áreas mais danificadas e com maior incidência de vazamentos.

A intervenção começou no final de maio de 2020, quando a edificação estava sem uso em função da pandemia do Covid-19. Os serviços foram executados em sete meses, sendo finalizados no mês de dezembro de 2020. Existem projetos executivos para manutenção de outros cinco trechos nas cobertas do CAC.

Foram priorizadas as áreas mais danificadas e com vazamento

“Considerando o foco da gestão na recuperação e na manutenção das áreas físicas do campus, a recomposição das cobertas do CAC garante a estanqueidade necessária para que possamos, em futuro próximo, investir em melhorias internas, tais como a substituição de revestimentos, redimensionamento das instalações prediais e aquisição de novos equipamentos que estejam alinhados com a política de racionalização dos custos operacionais e com a melhoria do desempenho das edificações na UFPE”, explica os superintendente Carlos Falcão.

Os serviços de engenharia realizados foram instalação de estrutura metálica de apoio à cobertura; substituição de todas as telhas em fibrocimento por telha metálica tipo sanduíche com enchimento em poliisocianurato (PIR), que proporciona melhoria do conforto térmico e acústico da edificação; substituição de algerozes de proteção das telhas; melhoria da inclinação do elemento de cobertura facilitando o escoamento das águas de telhado, substituição dos tubos de descidas de águas pluviais, impermeabilização de calhas de concreto, instalação de forro de gesso acartonado.

Data da última modificação: 26/02/2021, 17:07