Servidoras da UFPE são premiadas pela segunda vez com o melhor artigo do V Seminário Sino-Brasileiro

Natália Alves D´Almeida Lins e Héllen Bezerra Alves Barbosa farão curso durante três semanas, em julho de 2023, em universidade na China

As servidoras técnico-administrativas em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Natália Alves D´Almeida Lins e Héllen Bezerra Alves Barbosa foram premiadas no V Seminário Sino-Brasileiro pelo artigo “Desenvolvimento de um programa de geração de renda na agricultura baseado em iniciativas inovadoras da China e de Portugal, visando erradicar a pobreza de pessoas com deficiência através de uma plataforma digital”. Esta a segunda vez consecutiva que a dupla possui artigo premiado neste seminário, e o prêmio será um curso durante três semanas, em julho do ano que vem, na Central University of Finance and Economics (Cufe), em Pequim, na China. O V Seminário Sino-Brasileiro é realizado pela Cufe, em parceria com a UFPE, por meio do Centro de Estudos Avançados (CEA) e Instituto Confúcio, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Natália Alves, auxiliar em Administração na UFPE, e Héllen Bezerra, assistente em Administração, são formadas em Administração, ambas com MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pela UFPE. Natália é mestra em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, pela UPE, e Héllen concluirá o mesmo mestrado até 2023. O artigo premiado fez parte da dissertação de mestrado de Natália, que atualmente atua como coordenadora do Programa de Iniciação ao Desporto Especial da Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da UFPE. Héllen atua como servidora no Departamento de Neuropsiquiatria.

Resumo do artigo vencedor

Percebe-se que no Brasil, especialmente no semiárido pernambucano, há um déficit de programas de geração de renda e inclusão financeira digital que busquem combater a pobreza de pessoas com deficiência na agricultura. Por outro lado, verifica-se que em países como China e Portugal há iniciativas bem-sucedidas que investem no combate à pobreza da sua população rural, tanto por meio de acesso a incentivos financeiros, quanto pela implantação de programas de formação profissional. Neste sentido, o artigo visa replicar as iniciativas de sucesso destes países, desenvolvendo uma plataforma digital de geração de renda para pessoas com deficiência na agricultura. A proposta visa contribuir com a erradicação da pobreza da população rural com deficiência do semiárido de Pernambuco e com a inclusão social.

natalia.lins@ufpe.br

Data da última modificação: 16/12/2022, 14:01