Notícias Notícias

Voltar

Segunda edição do Curta a UFPE recebe o III Festival da Criança, nos dias 3 e 4 de junho, no Campus Recife

A programação, gratuita e aberta ao público, inclui arte, cultura, esporte e lazer, com atenção especial para o público infantojuvenil

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove o segundo Curta a UFPE, projeto institucional que tem como objetivo tornar a universidade um território de convivências, construções conjuntas e trocas de saberes a partir da sua integração com os vários setores da sociedade também aos fins de semana. Dessa vez, o Curta a UFPE recebe o III Festival da Criança, projeto de Lulu Araújo, mais conhecida como “Fada Magrinha”, nos dias 3 e 4 de junho, no Campus Recife.

Gratuito, o evento terá uma programação com atividades acontecendo em três polos: no palco da Concha Acústica e seus arredores; no complexo esportivo da Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer (Segel) da UFPE; e na avenida principal da Universidade, que estará parcialmente fechada para a circulação de carros e aberta para a circulação de pedestres e atividades de lazer, formando um grande corredor de vivências e integração com a sociedade. O evento tem incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife, além de apoio da Primeira Infância do Recife, do Governo do Estado, através da Fundarpe, e da Bertier Corretores de Seguros.

O Festival da Criança já está na 3ª edição. Este ano, tendo como foco a Primeira Infância, o evento vai marcar o encerramento da 9ª Semana no Bebê, promovida pela Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Primeira Infância do Recife. “O Festival da Criança nasceu da necessidade de apresentar ao público infantil uma programação cuidadosa, que incluísse várias linguagens e que se comprometesse em apresentar a arte e cultura pernambucana”, explica Lulu Araújo. A artista afirma também que “é uma honra realizar o evento junto com a UFPE, porque é muito significativo para mim, que fui aluna da universidade e desenvolvi bastante a minha relação com a arte nesse território”.

As atividades artístico-culturais iniciam sempre às 14h. No sábado (3), os pequenos serão recebidos com atividades circenses e a Concha Acústica será palco de diversas atrações para o público mirim, como Mari Bígio e Banda, Mágico Rodrigo Lima, o Grupo Infantil Arco de Flores e a oficina Corpos Brincantes com Anne Costa. O dia contará ainda com atividades lúdicas e sensoriais voltadas especialmente para a primeira infância, com a Casa das Asas, o Novo Quintal e o Caminhão da Primeira Infância. Já no domingo (4) sobem ao palco o Mágico Rodrigo Lima, o projeto Lululoops e a banda Mini Rock, além das participações especiais da cantora e contadora de histórias Carol Levy e do palhaço Dr. Lui, personagem do ator e escritor Luciano Pontes. Além das atrações no palco, o evento contará com um Polo de Vivências com oficinas de Circo (com a Cia. Brincantes de Circo), de Avião de Papel, de Bolha de Sabão, brincadeiras e espaço de troca de cartas Pokémon. Todas as ações são gratuitas e não necessitam inscrição prévia. Os espetáculos musicais contarão com intérpretes de libras. 

No âmbito da Cultura Corporal e do esportes, serão realizadas diversas atividades de esporte e lazer nas manhãs do sábado (a partir das 8h) e do domingo (a partir das 7h) que incluem: o projeto Pense e Brinque, a ação “Eu Curto nadar na UFPE”, Oficina de Tiro com Arco, aulão de dança, “Eu Curto correr na UFPE” e Oficina de Xadrez. Todas as atividades esportivas necessitam inscrição prévia, através dos formulários online, devido à limitação de pessoas por atividade. Além de todas essas atividades, que acontecerão no Complexo Esportivo da Segel, o público também é convidado a assistir ao  Campeonato Norte-Nordeste de Atletismo, que acontecerá no mesmo local.

Além de arte, cultura, esporte e lazer, o Curta a UFPE também é saúde. No sábado (3), o evento terá um ponto de vacinação de covid-19 e gripe para o público infanto-juvenil na Concha Acústica. O evento contará também, durante todo o final de semana, com várias feirinhas de alimentação, artesanato e produtos diversos, cujas vendas e exposições dos produtos trazem a dimensão social e ainda mais interação para o evento.

Nesse clima de festa, a Universidade Federal de Pernambuco leva o ensino, a pesquisa e a cultura, de forma extensionista, para toda a comunidade, em especial, nessa edição, para o público infantil. O Curta a UFPE é a simbiose de diversas faces da universidade em diálogo com a sociedade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Sábado (03/06)
8h às 12h - Complexo Esportivo da Segel 

Projeto Pense e Brinque (das 9h às 12h) - Quadras de Vôlei e Handebol
Projeto do departamento de Educação Física que incentiva a prática de atividade física das crianças e concilia com o estímulo cognitivo para promover um ambiente de lazer capaz de treinar várias aptidões das crianças de forma mais efetiva.
60 vagas | Inscrições 

Eu curto nadar na UFPE (das 8h às 12h) - Parque Aquático da UFPE
Um dia de lazer no parque aquático da UFPE, onde as piscinas estarão liberadas para o banho por todos que preencherem o formulário de inscrição e que levarem roupa de banho (sunga, biquíni e maiô).
100 vagas | Inscrições 

Oficina de Tiro com Arco (das 8h às 12h) - Quadra de Basquete
Na quadra de basquete, a equipe de tiro com arco da UFPE receberá todos que se inscreverem no formulário para participarem de uma oficina introdutória sobre a modalidade, com direito à prática do esporte e a dicas para aprender mais sobre a modalidade.
40 vagas | Inscrições 

Campeonato Norte-Nordeste de atletismo (das 8h às 12h) - Pista de Atletismo
Será um evento oficial de atletismo que trará à UFPE os nomes mais proeminentes das modalidades para competirem por vagas nos torneios maiores. A entrada para assistir às provas será livre para todos. 

Aulão de dança (das 9h às 12h) - Sala de Rítmica
Será ministrada uma aula de vários ritmos para os inscritos no formulário que será disponibilizado com a divulgação do evento.
(9h) 20 vagas | Inscrições 
(11h) 20 vagas | Inscrições 


Das 14h às 18h - Concha Acústica
14h - Recepção com artistas circenses
15h - Grupo Infantil Arco de Flores
15h30 - Oficina Corpos Brincantes com Anne Costa
16h20 - Mágico Rodrigo Lima
17h15 - Mari Bígio e Banda
Durante toda a tarde de sábado: oficinas de avião de papel, bolha de sabão, circo (com a Cia. Brincantes de Circo), troca de cartas Pokémon, feirinhas criativas, projeto Adote um Vira-Lata e atividades lúdicas e sensoriais para a primeira infância com a Casa das Asas, o Novo Quintal e o Caminhão da Primeira Infância, além de posto de vacinação contra covid-19 e gripe.

Domingo (4)
Das 8h às 12h - Complexo Esportivo da Segel

Projeto Pense e Brinque (das 9h às 12h) -  Quadras de Vôlei e Handebol
Projeto de um docente do Departamento de Educação Física que incentiva a prática de atividade física das crianças e concilia com o estímulo cognitivo para promover um ambiente de lazer capaz de treinar várias aptidões das crianças de forma mais efetiva.
60 vagas | Inscrições 

Eu curto correr na UFPE (das 7h às 11h) - Saída em frente ao prédio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)
Um evento de corrida - distância de 5km - para o público em geral e uma minicorrida para as crianças que comparecerem com seus pais.
300 vagas | Inscrições 

Oficina de Xadrez (das 8h às 12h) - Clube Universitário
Evento aberto de xadrez, no qual quem se inscrever no formulário que será disponibilizado junto com a divulgação do evento, poderá participar e experimentar essa modalidade.

Campeonato Norte-Nordeste de atletismo (das 8h às 12h) - Pista de Atletismo
Será um evento oficial de atletismo que trará à UFPE os nomes mais proeminentes das modalidades para competirem por vagas nos torneios maiores. A entrada para assistir às provas será livre para todos. 

Das 14h às 18h - Concha Acústica
14h - Recepção do público no Polo de Brincadeiras
15h - Mágico Rodrigo Lima
16h - Lululoops (com participação especial de Carol Levy e Dr. Lui)
17h - Mini Rock
Durante toda a tarde de domingo: oficinas de avião de papel, bolha de sabão, circo (com a Cia. Brincantes de Circo), troca de cartas Pokémon, feirinhas criativas e projeto Adote um Vira-Lata.

Data da última modificação: 29/05/2023, 13:19