Residentes do Redec auxiliam professores na alfabetização digital para tornar aulas mais dinâmicas

Ação tem objetivo de oferecer aos professores da Educação Básica conhecimentos sobre o manuseio de plataformas educacionais

Da assessoria do Redec

Pensando na inclusão dos professores do ensino público no potencial pedagógico proporcionado pelas ferramentas tecnológicas, o Programa de Extensão Residência Docentes nas Ciências (Redec), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem realizado diversas formações com os professores dos municípios de Paudalho e de Glória do Goitá, no interior do estado de Pernambuco, visando proporcionar a melhoria do ensino a partir de ferramentas digitais.

“Através das nossas ações podemos engajar cada vez mais professores a criarem novas estratégias de ensino, para que os seus alunos possam receber o conteúdo da melhor forma”, comenta Fausto Muniz, mestrando em Educação em Ciências e Matemática da UFPE e residente do Redec.

E já é possível sentir os resultados do investimento no processo de formação dos profissionais da educação. Durante o Festival de Cultura Digital, realizado de 14 a 18 deste mês, em diferentes horários, mais de 150 professores do município de Paudalho tiveram a oportunidade de conhecer novas ferramentas tecnológicas que irão facilitar na hora de produzirem suas aulas. “Os conteúdos ofertados pelo Redec foram bastante explicativos e dinâmicos. Ao longo de todo o festival, já pude imaginar como aplicar os conceitos que foram trabalhados na ação em sala de aula” conta Anderson Elias, professor do Ensino Fundamental na Escola Municipal Eliza Fidélis da Silva, localizada em Paudalho.

Entre os recursos digitais ofertados durante o festival, foram apresentadas ferramentas mais básicas, como o WhatsApp, e outras mais elaboradas, como o Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, e o InShot, aplicativo que pode ser utilizado para edição de vídeos-aulas.

Assim, acostumado com a didática da realização de jogos presenciais em sala de aula, o professor explica que após participar das oficinas do Redec, já pretende dar início a aplicação de jogos on-line para dinamizar a apresentação dos conteúdos programáticos. “Os alunos adoraram a ideia, alguns me passaram até sugestões de plataformas para editar vídeos”, acrescenta Anderson Elias.

Pensar em novas estratégias para o ensino é refletir sobre a necessidade de desenvolvimento e inovação acerca de temas antigos da escola tradicional. “Não se trata de focar apenas no conteúdo, o professor precisa estar atento ao processo de aprendizagem dos alunos. Os estudos sobre saúde emocional, recursos tecnológicos e processos de aprendizagem estão se tornando fundamentais para a formação dos docentes”, destaca Marcos Barros, professor e coordenador da Redec.

Redec

Data da última modificação: 01/07/2021, 16:54