Notícias Notícias

Voltar

Divulgado Boletim Chamadas Públicas n° 05/2022

Documento está disponível no site da pró-reitoria

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE divulgou o Boletim Chamadas Públicas nº 05/2022. Estão apresentadas diversas oportunidades de incentivo à pesquisa e inovação disponibilizadas pelos principais órgãos de fomento nacionais e internacionais. Nas chamadas nacionais, há diversas novas chamadas publicadas em diversas áreas de conhecimento.
 
Dentre as chamadas do CNPq, destacam-se: a Chamada CNPq nº 09/2022 Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ; a Chamada CNPq nº 08/2022 Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT; e a Chamada CNPq/SESCOOP nº 11/2022 Pesquisa em Cooperativismo.
 
Dentre as chamadas publicadas pela Facepe, destacam-se: o Edital Facepe 17X/2022 Programa de Concessão de Bolsas de Pós-Graduação (2º semestre/2022) e o Edital Facepe nº 14/2022 Inovação Inclusiva no Combate à Exclusão Digital em Pernambuco - Inclui.PE Digital. 
 
Dentre as chamadas publicadas pela Finep, destacam-se: a Seleção Pública MCTI/Finep/FNDCT Desenvolvimento de Tecnologias para Monetização do Gás Natural do Pré-Sal – 01/2022 e a Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/CT Verde Amarelo – Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços Compartilhados – 01/2022, para as quais a Propesqi está recebendo propostas.
 
Nas chamadas internacionais, há oportunidades em várias áreas, como para trazer pesquisadores visitantes, soluções digitais vinculadas aos ODS, pesquisas: que auxiliem a abordagem do setor de tecnologia no combate à exploração e abuso sexual infantil online, em saúde mental, em saúde materno infantil, democracia, proteínas alternativas, aquecimento global, entre outras. 
 
Mais informações
Data da última modificação: 16/05/2022, 10:29