Projetos propostos pelo HC Inov são os vencedores do 1º Desafio de Inovação Aberta da UPE

Solução de uma caixa de desinfecção de medicamentos pela luz ultravioleta ficou com o 1º lugar geral

Dois projetos propostos por membros do Núcleo de Inovação (HC Inov) do Hospital das Clínicas da UFPE foram vencedores do Primeiro Desafio de Inovação Aberta da Universidade de Pernambuco (UPE), realizado em fevereiro. O projeto de uma caixa de desinfecção de medicamentos pela luz ultravioleta ficou com o 1º lugar geral, enquanto o projeto de acompanhamento do paciente por um chatbot (programa de computador que simula o ser humano na conversação com as pessoas) ficou em 2º lugar.

“A importância da parceria e da inovação aberta é promover a solução dos problemas da vida real. Trazer novas ideias para o ambiente educacional e soluções disruptivas, estimular o espírito criativo e educacionalmente está dentro do aprender fazendo e aplicando sua própria solução. Do ponto de vista de academia e instituição, as ideias ‘disruptivas’ quando validadas podem ser capazes de trazer investimentos e financiamento direto ou indireto, bem como, ultrapassar o modelo educativo e promover sustentabilidade para os produtos inovadores e futuros empreendedores. A Ideação Aberta é um momento ‘novo’ de construção cooperativa fora da sala de aula em que a sociedade e as empresas trazem suas dores (problemas) para a academia com os seus alunos, mentores e professores solucionarem”, explica o chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do HC e mentor do projeto vencedor, Ubiracé Elihimas Júnior.

O evento promovido pela Escola Politécnica de Pernambuco teve como objetivo orientar os estudantes da instituição a construir soluções inovadoras para desafios propostos por empresas e instituições parceiras, como o HC. “Hoje não se concebe o desenvolvimento tecnológico sem a inovação e, sobretudo, da inovação aberta, que é quando a gente coloca atores externos no processo inovativo, como o HC, e criamos e desenvolvemos relacionamento com startups para que nossas instituições possam andar mais rápido, se modernizar e atender ao cidadão de uma forma mais eficaz”, destaca o professor da UPE e um dos idealizadores do evento, Genésio Gomes.

As equipes realizaram visita técnica ao HC para averiguar os métodos de higienização atuais. Com base nos dados fornecidos pela mentoria, o time de estudantes orientados pela professora do curso de Física de Materiais da UPE Marília Barros desenvolveu um protótipo que é capaz de realizar a desinfecção de medicamentos e utensílios hospitalares utilizando luz ultravioleta, em uma faixa espectral que é germicida.

O 2º lugar teve a mentoria da chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HC, Bárbara Brito. A equipe criou o protótipo de um chatbot de orientação ao paciente. “Nesse acompanhamento diário, o paciente responde questões sobre adesão medicamentosa, padrão de sono, aceitação da dieta entre outras questões específicas que podem ser cadastradas diante da sua condição de saúde, além de receber lembretes sobre os horários das medicações. E ao retornar à consulta no dia agendado, o profissional de saúde tem acesso ao resumo dessas informações que poderão auxiliar no ajuste do plano terapêutico”, explica Bárbara Brito.

Data da última modificação: 10/03/2023, 15:12