Notícias Notícias

Voltar

Projeto Farmácia Viva, do CAV, lança cartilha sobre plantas medicinais e remédios caseiros após oficinas em Pombos

O projeto é coordenado pelo professor René Duarte Martins

Fotos: Divulgação

Professor René Duarte e participantes do projeto

O projeto de extensão Farmácia Viva: cultivando saúde lança este mês seu Manual para Preparação de Remédios Caseiros, disponibilizado impresso e em PDF, após uma série de oficinas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no município de Pombos, na Zona da Mata. O projeto é coordenado pelo professor René Duarte Martins, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que leciona no Centro Acadêmico de Vitória (CAV).
 
Com o objetivo de orientar a população sobre o uso racional de plantas medicinais, o projeto tem realizado diversas atividades extensionistas desde 2010. Ele encontra-se em etapa de expansão do campo de atuação com a chegada à cidade de Pombos, onde a parceria com a Secretaria de Saúde do município permitiu a realização de escutas qualificadas e produção de oficinas para um grupo ACS.

Remédios caseiros produzidos com plantas medicinais

Em um primeiro momento, foram realizadas três rodas de conversas semanais, com subgrupos de ACS para gravação de informações sobre o uso de espécies vegetais pela população acompanhada pelos agentes. A partir destas conversas, foram estruturadas as oficinas e o Manual para Produção de Remédios Caseiros, que reúne informações sobre 19 plantas frequentemente citadas nas rodas de conversa, seus usos e riscos. A publicação contém QR codes e links para aprofundamentos da temática, permitindo a interatividade.

Após estas formações, a equipe do projeto realizará uma avaliação desta etapa em conjunto com a secretária de Saúde de Pombos, Emanuela Lopes, e com a coordenadora de Atenção Básica, Severina Patrícia da Silva, para definição das estratégias referentes à continuidade das ações.

Data da última modificação: 02/05/2023, 15:19