Notícias Notícias

Voltar

Programa Arte no 11 exibe homenagem ao Manguebeat em novo horário

O Festival Cena Peixinhos 2018 homenageou os 25 anos do movimento e teve cobertura da TVU

Exibida originalmente em setembro de 2018, a série especial com a cobertura do Festival Cena Peixinhos voltou ao ar no último sábado (2). A TVU, canal 11.1, em parceria com a equipe do Som na Rural, cobriu o festival que teve como tema os 25 anos do movimento Manguebeat, apresentando o que rolou por lá em uma série de cinco episódios, cada um com até 30 minutos de duração. A série vai ao ar aos sábados de abril no programa Arte no 11, que a partir deste mês passa a ser exibido às 20h30.

Foto: Juarez Juara

Nação Zumbi também se apresentou no festival

Nos programas, são apresentados trechos de shows e depoimentos das 13 bandas de diversos estilos musicais que se apresentaram nos palcos do festival. Entre elas, se misturam artistas independentes do próprio bairro de Peixinhos e grandes nomes da música nacional, como Mundo Livre S/A e Nação Zumbi, ícones do movimento Manguebeat. Além disso, também foram entrevistados organizadores e produtores do festival, que falam sobre a história do evento.

O Cena Peixinhos é um festival que ocorre desde 2010, no Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, na quarta-feira anterior ao Carnaval, sendo uma das prévias que abrem o Carnaval de Recife e Olinda. O Cena Peixinhos veio para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho de grupos e artistas da comunidade de Peixinhos e região metropolitana do bairro junto ao grande público. Este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o festival foi realizado de maneira virtual.

MOVIMENTO MANGUEBEAT – O Manguebeat é um movimento musical surgido no Recife, no começo dos anos 90, quando bandas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A decidiram misturar a música pop internacional aos gêneros tradicionais da música de Pernambuco (maracatu, coco, ciranda, caboclinho etc.). É considerado por muitos o mais importante movimento musical do país desde a Tropicália.

O início da fusão de gêneros que levou à criação do Manguebeat tem sua origem ligada ao bairro de Peixinhos. A partir da década de 1990, grupos culturais começaram a utilizar o espaço do antigo matadouro de Peixinhos (hoje Nascedouro) para realizar ensaios. Um deles era o bloco afro Lamento Negro. Em 1991, Chico Science foi assistir a um ensaio do grupo e se interessou pela sua sonoridade. Chamou alguns dos percussionistas, entre eles Gilmar Bola 8, para tocar com sua banda, a Loustal, que então passou a se chamar Chico Science e Lamento Negro. O novo conjunto foi o embrião do que logo se tornaria o grupo Chico Science e Nação Zumbi.

Os discos de estreia de Chico Science e Nação Zumbi e de Mundo Livre S/A, respectivamente, Da Lama ao Caos e Samba Esquema Noise foram lançados em 1993, sendo esse o marco do início do movimento, que completa 25 anos em 2018.

Programas

Episódio 1 – 02/04 – 20h30
Etnia
Magnatas da Beira-Mar
Carol Ribeiro

Episódio 2 – 09/04 – 20h30
Coco na Pisada do Mestre
Plugins
Suprema Corte

Episódio 3 – 16/04 – 20h30
Paz Verde
André Sampaio
Ataque Suicida

Episódio 4 – 23/04 – 20h30
Capim Santo
Mundo Livre S/A

Episódio 5 – 30/04 – 20h30
Arrete
Nação Zumbi

Ficha Técnica:
Cena Peixinhos 2018
Direção: Leonardo Klück
Produção: Leonardo Klück/Nilton Pereira
Câmeras: Caio Cagliani/Edinho Moraes/Juarez Juara/Juliana Gleymir/Nilton Pereira
Captação e Masterização de Som: Marco Da Lata
Edição: Elson Alves
Coordenação de Produção da TVU: Clara Angélica

Arte no 11 apresenta Cena Peixinhos 2018:
Direção e texto: Leonardo Klück
Câmera: Juarez Juara/Caio Cagliani/Clara Coelho
Captação de Áudio: Clara Coelho/Alexandre Barbosa
Edição: Sérgio Santos
Finalização: Elson Alves
Apresentação: Felipe Karnakis
Coordenação de Programação da TVU: Daniela Rios
Coordenação de Produção da TVU: Caio Cagliani

Data da última modificação: 07/04/2022, 13:07