Professora Helen Khoury vai receber o título honorífico de cidadã pernambucana da Assembleia Legislativa

Professora é titular do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A professora titular do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Helen Jamil Khoury Asfora vai receber, amanhã (12), às 18h, o título honorífico de cidadã pernambucana da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A proposta foi elaborada pelo deputado estadual Antonio Fernando de Aquino Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7 de novembro do ano passado. Nascida na Jordânia e naturalizada brasileira, a professora viveu em São Paulo antes de se mudar para o Recife. O evento será realizado no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa.

“É uma honra do Poder Legislativo Estadual conceder o título à professora por seus relevantes trabalhos no campo da pesquisa científica e tecnológica ou outras atividades relacionadas com o desenvolvimento de aplicações pacíficas da energia nuclear”, defendeu o parlamentar.

Helen Jamil Khoury Asfora é bacharela e licenciada em Física (1974), mestra em Física (1978) e doutora em Física Nuclear pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Desenvolve pesquisas, ensino e atividades de extensão nas áreas de dosimetria e instrumentação nuclear, com ênfase em Aplicações Médicas das Radiações Ionizantes (radiodiagnóstico, medicina nuclear e radioterapia), metrologia das radiações ionizantes, detectores semicondutores e dosimetria luminescente.

Coordena atualmente o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do DEN e o Museu de Ciências Nucleares da UFPE. Foi diretora de pesquisa da UFPE e presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) nos períodos de 1999 a 2001 e de 2004 a 2006. Foi coordenadora do Programa de Tecnologias Energéticas e Nucleares da UFPE no período de 2013 a 2017. Atualmente, é presidente da International Society of Solid State Dosimetry (ISSDO) até 2022. Tem diversos trabalhos publicados e estudantes de mestrado e doutorado orientados.

Data da última modificação: 11/04/2022, 15:22