Professora Fernanda de Bastiani, da UFPE, é agraciada com Prêmio Para Mulheres na Ciência

Ela atua no Departamento de Estatística e no Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade

A professora Fernanda de Bastiani, do Departamento de Estatística da UFPE, é uma das sete pesquisadoras premiadas na 16ª edição do prêmio Para Mulheres na Ciência, realizado pela L'Oréal em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). São selecionadas as pesquisas mais importantes realizadas por mulheres nas áreas de Matemática, Física, Química e Ciências da Vida. O prêmio, anunciado na terça-feira (5) é um dos maiores incentivos para mulheres que realizam pesquisas científicas, oferecendo uma bolsa-auxílio para cada ganhadora dar prosseguimento a seus estudos. A professora Fernanda, que atua na graduação e na pós-graduação, desenvolve pesquisas em torno da emergência de saúde pública a nível mundial.

Segundo a pesquisadora, esse reconhecimento vai contribuir para abrir portas na carreira, aumentar a visibilidade, dar apoio para participação em eventos e formação profissional e divulgação da ciência. “Neste período de tanta dificuldade de apoio à ciência, esse prêmio vem contribuir em muito para fortalecer a pesquisa, as colaborações nacionais e internacionais, formação de recursos humanos”, explica.

Foto: Divulgação/L'Oréal

Fernanda (de blazer branco) entre as outras premiadas

O estudo que desenvolve, além da orientação de alunos da graduação em iniciação científica, do mestrado e doutorado do PPGE-UFPE, parte da observação do número de casos, de mortes, taxa de incidência e outras variáveis de acordo com a localidade, a fim de compreender a variabilidade espacial da covid-19 em Pernambuco. A Direção do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN-UFPE) manifestou-se, por meio de nota, parabenizando a docente.

Data da última modificação: 07/10/2021, 18:38