Professor e doutoranda da UFPE realizam visita a universidade na Arábia Saudita

Eles conheceram os laboratórios da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (Kaust) e diversas linhas de pesquisa desenvolvidas na universidade árabe

Compartilhar experiências e informações sobre pesquisas e trabalhos desenvolvidos no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este foi o objetivo de visita de três dias realizada pelo professor do Departamento de Engenharia Civil Leonardo Guimarães ao Centro de Pesquisa de Engenharia de Petróleo Ali I. Al.Naimi (Anperc), da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (Kaust), na Arábia Saudita.

Visita ocorreu no final do mês de fevereiro

A visita ocorreu no final do mês de fevereiro e contou ainda com a presença da doutoranda em Engenharia Civil da UFPE Ximena Florez. Ximena foi aluna visitante da Anperc em 2022, tendo realizado pesquisas no Laboratório de Mecânica das Rochas do centro, coordenado pelo pesquisador Thomas Finkbeiner, de quem partiu o convite para a visita.

“O objetivo da visita foi discutirmos as publicações do trabalho de doutorado de Xinema, realizado em colaboração com a Kaust, e ampliar essa colaboração para que outros alunos possam desenvolver doutorado na modalidade sanduíche em temas de interesse comum das duas universidades”, explica o professor Leonardo Guimarães. “A visita foi muito proveitosa, pois a Kaust é uma universidade de ponta em muitas áreas relacionadas a petróleo, energia e meio ambiente”, afirma Leonardo.

Além de conhecer os laboratórios da Kaust e diversas linhas de pesquisa desenvolvidas na universidade árabe, Leonardo e Ximena participaram ainda de reuniões com professores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores. Entre os temas discutidos está a possibilidade de ampliação da colaboração entre as duas instituições de ensino. Leonardo realizou ainda palestra sobre modelagem numérica de injeção de água/CO² em reservatórios deformáveis com possibilidade de reativação de falha.

Data da última modificação: 15/03/2023, 15:29