Professor da UFPE vence Prêmio Nacional de Literatura na categoria contos

Ricardo Braga conquistou o primeiro lugar no prêmio promovido pela Cepe

Com informações da Cepe

O professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ricardo Braga conquistou o primeiro lugar na categoria Contos do Prêmio Nacional de Literatura promovido pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Na categoria Romance, ficou em primeiro lugar “Anjo negro: a história secreta de GV”, do paulista Paulo Schmidt; em Poesia, a campeã foi a carioca Rita Isadora Pessoa, com “Uma mulher sob a influência de um algorítimo”; na área infantojuvenil, venceu a paulista Renata Penzani, autora de “A coisa brutamontes”. O resultado foi divulgado na sexta-feira (12).

Os escolhidos vão receber R$ 20 mil e terão a obra publicada pela Cepe Editora em 2018. A premiação foi definida pela comissão formada pelos escritores Ricardo Lísias e Andrea del Fuego, de São Paulo, e pelo professor de Literatura e Linguística da UFPE Lourival Holanda, de Pernambuco. Eles analisaram as 40 obras previamente indicadas pela comissão de pré-seleção, formada pelos escritores e poetas Gerusa Leal, Raimundo de Morais e Alexandre Furtado e pelo jornalista e crítico Hugo Viana, todos de Pernambuco.

Esta á a segunda vez que um pernambucano é agraciado no prêmio da Cepe. Em 2016, foi Walther Moreira Santos, com o livro de poesias “Arquiteturas de vento frio”. Este ano, o estado emplacou um primeiro lugar na categoria Contos, com “A flor lilás e outros contos”, de Ricardo Braga. O professor é mestre em Biologia e doutor em Engenharia Civil – Hidráulica e foi agraciado com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, como Personalidade do Meio Ambiente, pelo Governo de Pernambuco em 2013. Publicou o livro “Ecologia do Cotidiano” pela Cepe Editora em 2014.

Criado em 2015 dentro das comemorações centenário da Imprensa Oficial do Estado, a premiação, que já está em sua terceira edição, contabilizou 450 inscrições, sendo 61 na categoria Contos, 173 na Infantojuvenil, 128 em Poesia e 88 em Romance.

Data da última modificação: 18/01/2018, 10:55