Notícias Notícias

Voltar

Proexc e Departamento de Música da UFPE apresentam a Série: Música no Memorial da Medicina e Cultura - temporada 2023

Ao longo do ano, 21 artistas se apresentarão na Sala Bandeira & Aguiar

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Cultura, e o Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação da UFPE apresentam o projeto “Série: Música no Memorial da Medicina e Cultura - temporada 2023”, coordenado pelo professor Antonio Nigro, que tem como objetivo principal promover ações musicais com o piano Steinway & Sons. Os recitais acontecem na sala Bandeira & Aguiar, no Memorial da Medicina e Cultura (Rua Amauri de Medeiros, 206 - Derby), que conta com 130 lugares. A próxima apresentação ocorrerá no dia 7 de maio, às 11h.

A série planeja integrar a comunidade universitária, a sociedade recifense, estudantes de escolas municipais e estaduais dos Ensinos Fundamental e Médio e artistas, oferecendo atividades musicais gratuitas para o público e formando plateias para o repertório pianístico. As apresentações contam com diversos recitalistas, entre eles pernambucanos formados na própria universidade, egressos de outras universidades federais do país e de outras nacionalidades.

A maioria dos recitais acontecem aos domingos, às 11h - com exceção de uma apresentação, no dia 23 de setembro, que será no sábado - e a entrada é gratuita, limitada apenas à lotação do espaço. A temporada de 2023 começou no mês de março com o recital de Luís Felipe Oliveira, no dia 19 e acontece durante todo o ano, até o mês de dezembro.

Para mais informações, datas e detalhes sobre os recitais, acompanhe o Instagram da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) @extensaoecultura.ufpe.

Programação

07/05

Antonio Nigro - O professor Antonio Carlos Nigro, coordenador do projeto Música no Memorial da Medicina e Cultura, é bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Pedagogia do Piano com ênfase em Performance Pianística pela Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg (Alemanha) e doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi bolsista da Capes e do Programa Internacional de Bolsas de Estudos - Elgin Roth Stipendium (primeiro bolsista do programa). Entre 1998 e 2010, atuou na Alemanha como correpetidor, trabalhando com cantores na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, foi professor de piano na Musikschule Heinrich Schütz“ em Weißenfels, professor de piano na Musikschule em Hohenmölsen, professor de piano na Kreismusikschule Harz em Quedlinburg, professor de piano no Konservatorium “Georg Friedrich Händel” Musikschule der Stadt Halle (Saale), professor de piano na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg e professor de piano na Evangelische Hochschule für Kirchenmusik Halle (Saale). Desde 2013, desenvolve um trabalho pedagógico como professor dos cursos de bacharelado em Música/Piano e licenciatura em Música.

14/05

Ednaldo Neves - Pianista natural do Recife, iniciou seus estudos musicais com a sua avó Naim Neves. Em 1992, passou a estudar no Cemo (Centro de Educação Musical de Olinda), continuando seus estudos musicais e de piano nas classes dos professores Maria Clara dos Santos, Levi Guedes e Andreia da Costa Carvalho. Em 1997, ingressou no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), através de teste, e ganhou uma bolsa de estudo para estudar na classe do professor Levi Guedes. Nesse período, fez diversos cursos de técnica pianística e interpretação com os pianistas Elyanna Caldas, Ancusa Aprod (França), Marco Antonio de Almeida (Alemanha), Maria Clara Fernandez (Áustria), Miguel Proença, Marlos Nobre, Lanfranco Marcelletti, Ana Lucia Altino, entre outros. Participou de torneios de piano promovidos pelo CPM ficando em segundo lugar em sua categoria (D, E) em 1999, 2000 e 2007, obtendo também o prêmio de intérprete Carl Czerny. Em 2008, ingressou no curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco, onde realizou diversos trabalhos artísticos como pianista com os grupos representativos Contracantos e Grupo da Quinta, o qual fez turnê por alguns estados do Nordeste. Pianista do Arias Sagradas (Funcultura) e Txaimus, com o qual fez turnê e intercâmbio cultural em Grenoble, Lyon e Paris (França). Participou como pianista na Orquestra Sinfônica do Recife, Sinfonieta e Orquestra Jovem de Pernambuco. Em 2013, foi selecionado através de concurso para o cargo de professor temporário e pianista correpetidor no CPM. Durante esse período, trabalhou como pianista correpetidor nos projetos Criança Cidadã e Orquestrando Pernambuco. Realizou o curso da filosofia Suzuki com Renata Pereira (SP) e, em seguida, se aperfeiçoou no livro um de piano do método Suzuki na Universidad Mayor no Chille, na classe da professora Caroline Fraser (Escócia). Fez um recital de música brasileira no projeto Otra Vez Diciembre na Ciudade del Este, Paraguai (2019). É licenciado em Música e pós-graduado em Pedagogia do Instrumento pela UFPE. Atualmente, é professor e pianista correpetidor do CPM, mestrando em Música no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN, sob orientação do professor e pianista Durval Cesetti, e se dedica ao estudo da literatura pianística e de câmera.

21/05

Txaimus - A história do Txaimus, conjunto de chimes, handbells & outros instrumentos, começa com a utilização desse projeto na disciplina Prática de Conjunto, do curso de licenciatura em Música da UFPE em 2001. Esses instrumentos chamados chimes são tubos sonoros que, quando percutidos, aproximam-se da sonoridade dos handbells, sinos de mão e são frequentemente utilizados em atividades de educação musical, tanto infantil como de adultos, atuando no desenvolvimento da percepção sonora, rítmica, e como auxiliar na prática da leitura musical à primeira vista. Seu manuseio associado às técnicas variadas de execução favorece a composição de arranjos musicais diversos, surpreendendo pela riqueza sonora que deles se pode extrair. O trabalho apresentado pelo Txaimus reflete uma trajetória de pesquisas, experimentações e inovações desenvolvidas pelos seus integrantes em torno da sonoridade desses instrumentos, tanto no que diz respeito às suas técnicas de execução e combinação de timbres com outros instrumentos musicais, como pela escolha do repertório e consequente composição dos arranjos. O que se obtém no final desse processo é uma atividade musical prazerosa - assim como deve ser todo contato com o aprendizado musical – de singela beleza, gerando responsabilidade em seus participantes pela constante superação dos obstáculos individuais no que concerne a leitura musical, coordenação motora e performance final do grupo. 

Integrantes do grupo Txaimus & outros Instrumentos

Alber Lajes - chimes e violão
Augusto Santos – chimes e violão
Bruno Nascimento – chimes e vocal
Débora Lima - chimes e flauta transversa
Diogo Monte - percussão
Douglas Felipe Araújo - chimes e vocal
Efflaim Naalyel - chimes e clarinete
Felipe Rodrigues - chimes e sax
Felipe Werneck - percussão
Geanne Soares - chimes e flauta transversa
Guilherme Calado - piano
Jean Falcão - chimes e flauta transversa
Jorge Rodrigues - chimes e baixo
Karol Maciel - chimes e acordeão
Otávio Araújo - chimes e guitarra
Renato Melo - chimes e clarinete
Sara Caroline - chimes e flauta transversa
Tonny Souza - chimes e clarinete 
Wangelis de Melo - chimes e clarinete 
Direção musical e regência – Flávio Medeiros 

28/05

Elyanna Caldas - Pianista pernambucana com cursos de aperfeiçoamento na França, Áustria e Polônia, vem exercendo grande atividade artística, tendo sido professora fundadora do curso de Música da UFPE e diretora do Conservatório Pernambucano de Música. Primeiro prêmio do Concurso Magda Tagliaferro, de quem foi aluna em Paris, e segundo prêmio do Concurso Rádio Ministério de Educação (RJ), participou do V Concurso Internacional Fréderic Chopin em Varsóvia. Tem gravados quatro CDs, sendo dois de Choros e Valsas de Capiba, (divulgados na França em 1997, 2001 e 2008), outro, “O Piano em Pernambuco”, dedicado à música pernambucana dos fins do século XIX e inícios do século XX, além do “Charme da Valsa e do Maxixe” com composições do paulista Aurélio Gregori e “Tritonis” (obras de Dave Brubeck, Claude Bolling, Paul Desmond e outros renomados jazzistas). 

04/06

Joana Holanda - Pianista e professora da Escola de Música da UFRN desde 2018. Possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Artes - University of Iowa (2000), nos Estados Unidos e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa na City University, em Londres. Estudou com Ney Fialkow, Ksenia Nosikova, Christian Tarla, Fúlvia Escobar e Jorge Gomes. Dedica-se à pesquisa e interpretação da música contemporânea brasileira, tendo apresentado recitais e recitais-palestra no Uruguai, Argentina, México, Portugal e nos Estados Unidos. Foi diretora de Produção do VI Festival Contemporâneo RS, que abrigou concertos nas cidades de Porto Alegre (RS) e Pelotas (RS). Em 2012, Joana foi uma das coordenadoras do 1º Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Pelotas, contemplado com Prêmio Funarte. Em 2013, lançou pelo selo Sesc-SP o CD Piano Presente, todo dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade. 

11/06

José Henrique Martins - O pianista curitibano José Henrique Martins desenvolveu intensa carreira artística no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Como camerista, atuou com instrumentistas do cenário nacional e internacional: trompetistas Nailson Simões (BR), Ayrton Benck (BR) e Charles Schlueter (EUA); violinistas Bartolomeij Nizziol (Polônia), Guillaume Tardif (Canadá) e Bernard Zinck (França/EUA); violoncelista Felipe Aquino (BR); violistas Timothy Deighton (Nova Zelândia/EUA) e Kate Hamilton (EUA); contrabaixista Milton Masciadri (Uruguai/EUA). Como solista, atuou sob a batuta de Gustavo de Paco de Gea, Elena Herrera, Marcos Arakaki, Lutero Rodrigues e Thiago Santos. Possui sólida formação acadêmica e musical: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (graduação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (mestrado) e Boston University – USA (doutorado), estudando com Henriqueta Garcez Duarte, José Alberto Kaplan, Cristina Capparelli, Anthony di Bonaventura e Maria Clodes Jaguaribe. Ele também se dedica ao registro de peças para piano e música de câmera: “Kaplan Obras Escolhidas” (1994) e “Obras para Piano” (2003); “Trompete Solo Brasil” com Nailson Simões – primeiro CD registrando peças originais para trompete e piano de compositores brasileiros (selo Academia Brasileira de Música, 2001); “Música de Câmara de Eli-Eri Moura” (2005); Brassil Interpreta Compositores da Paraíba” (2008); Universal, trompa e piano com Radegundis Tavares (2009); Eli-Eri Moura – Música Instrumental (2010); José Siqueira – Música de Câmera (2010); Vibrare em parceria com o trompetista Ayrton Benck (2015). José Henrique tem sido convidado como pianista e professor para importantes festivais de música: Virtuosi (Recife); Festival Internacional de Música de Campina Grande; Encontro de Criatividade e Artes (Portugal); Encontro Internacional de Pianistas (Tatuí); Festivais Chopin/Schumann, Mendelssohn/Liszt, Debussy/Albeniz (Recife); Civebra (Brasília), Encontro de Piano (Natal-RN e Maceió-AL); Festivais Internacionais de Música de Câmera – UFPB (João Pessoa-PB). Radicado em João Pessoa, é professor de piano nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da UFPB.

25/06

Isadora Rezende – Ela iniciou na mu´sica atrave´s do Curso de Iniciac¸a~o Arti´stica na UFRN. Fez seu primeiro recital solo aos sete anos. Em 2015, foi convidada a apresentar-se no Espac¸o BNDES no Rio de Janeiro, no concerto Jovens Talentos, sob curadoria do pianista Miguel Proenc¸a. Em 2016, alcanc¸ou a primeira colocac¸a~o no concurso Steinway-Caio Pagano, realizado pela USP – Ribeira~o Preto. Em 2018, obteve a primeira colocac¸a~o no Concurso Souza Lima (SP). Em 2019, foi solista do concerto “Com amor, Mozart”, executando o concerto em re´ menor de Mozart, e foi solista convidada no segundo concerto da temporada oficial da Filarmo^nica UFRN, performando esta mesma obra. Neste mesmo ano, foi selecionada como bolsista do Festival Orford Musique, em Montreal, Canadá´, e como bolsista do Femusc, Festival de Mu´sica de Santa Catarina. Integrando o grupo de finalistas do Concurso Jovens Talentos Mansueto Barbosa 2019, alcanc¸ou a segunda colocac¸a~o. Conduziu o documenta´rio “Quando as nuvens eram nossas”, sobre a vida e obra de Oriano de Almeida. Em 2020, obteve a segunda colocac¸a~o no concurso Promu´sica, recebeu o pre^mio Revelac¸a~o no concurso Sinos-Fimuca. Foi indicada ao 18º Pre^mio Hangar, tambe´m na categoria Revelac¸a~o Musical. Em 2021, foi indicada ao Trofe´u Cultura na categoria “Melhor Show”, pelo recital “Isadora e Oriano”. Alcanc¸ou a primeira colocac¸a~o no I Concurso Internacional Parnassus de la Mu´sica, edic¸a~o latinoame´rica, e em adic¸a~o, foi agraciada com os pre^mios beca FGCU e beca Frost Chopin Academy. Em 2022, teve aulas com Sylvia Thereza, Kevin Kenner, Garrick Ohlsson, Ewa Poblocka, John Rink, Cristian Budu e Luiz Gustavo Carvalho, sendo bolsista dos festivais Frost Chopin Academy, I Festival de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofi´cios, Festival Alegro e Festival Artes Vertentes, neste u´ltimo selecionada em seu papel como artista. E´ aluna do curso te´cnico em Mu´sica da Escola de Mu´sica da UFRN, na classe de piano do professor Guilherme Rodrigues.

02/07

Duo Lune - Formado pelo casal de pianistas Nayane Nogueira e Lucas Brayner, o duo iniciou suas atividades em 2020, durante a pandemia, momento em que aproveitaram o período de distanciamento social para estudar piano a quatro mãos, tocando músicas de filmes, séries, jogos e músicas clássicas. Em seu primeiro ano de trabalho, o duo foi premiado em 1° lugar no Concurso Nacional de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” na categoria piano a quatro mãos, recebendo também mais dois prêmios especiais: música de câmara e de melhor performance da obra do compositor homenageado, Rodrigo Lima. O duo também participou da série Repertórios da Quarentena da Rádio UFRGS, interpretando Le Jardin Féerique de Ravel. Nayane e Lucas são também curadores da série Música no Iberê, projeto de música de câmara da Fundação Iberê Camargo que iniciou em agosto de 2022. Para este ano de 2023, o duo tem se dedicado ao projeto de trilhas sonoras, adaptando e arranjando músicas de filmes, séries e jogos para a formação piano a quatro mãos. Lucas Brayner, natural de Recife (PE), iniciou seus estudos de piano na França aos sete anos, com o professor Jean-Paul Marron. Dois anos depois, continuou seus estudos com o professor Yves Gidrol, formado pelo Conservatório de Paris. Quando voltou para o Brasil ingressou no bacharelado em Música/Piano na UFPE, onde se formou em 2017. Mestre em Práticas Interpretativas pela UFRGS, cursa atualmente o doutorado na mesma universidade, sob orientação de Cristina Capparelli Gerling. Com a pianista Nayane Nogueira, forma o Duo Lune (piano 4 mãos), vencedor do 28° Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba (2021). Lucas também é professor de piano no Curso de Extensão da UFRGS. Nayane Nogueira, natural de Canápolis (MG), iniciou seus estudos de piano aos 15 anos de idade no Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba com o professor Abnader Domingues. Foi premiada em 1° lugar no Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba, 2° lugar no Concurso Nacional de Piano de Uberlândia, 3º lugar no Programa 'Segunda Musical’' da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (BH), entre outros. É bacharel em Música/Piano pela UFU, mestre e doutora em Práticas Interpretativas pela UFRGS. Atualmente, é professora substituta de teclado no Curso Técnico de Instrumentos Musicais e Projeto Prelúdio do Instituto Federal - Campus Porto Alegre.

09/07

Inácio Habegger - Nasceu no dia 2 de dezembro de 2003 em Zurique, na Suíça. Iniciou seus estudos de piano em Recife (2010) com a professora Sony Lessa, com a qual estudou até se mudar para a Suíça, em outubro do mesmo ano. Em agosto de 2014, foi admitido no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), onde estudou com o professor Levi Guedes, até dezembro de 2016. Durante esse período, tocou diversas vezes no auditório do CPM e em 2015 participou de um recital no Palácio do Campo das Princesas. Desde 2017, Inácio estuda no Conservatorio della Svizzera Italiana, na cidade de Lugano, na Suíça, participando de vários concursos. Ganhou o 2º prêmio do Concurso Muzio Clementi em 2017, o 1º prêmio do concurso Muzio Clementi 2018, o 1º prêmio regional do Concurso Nacional Juvenil de Música Suíça (Schweizer Jugendmusikwettbewerb) em 2021 e o 1º prêmio do Concurso Nacional Juvenil de Música Suíça em 2022. Em 2019, ganhou uma bolsa de estudos para um curso de verão na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madri. Em setembro do mesmo ano, foi admitido no departamento pre-college do conservatório (equivalente ao curso técnico do CPM) e onde estuda com o professor Redjan Teqja. Inácio tem se apresentado em vários recitais nas cidades de Lugano, Bienne e Zug, na Suíça, bem como no projeto Felicitas, que une musicistas palestinos, israelenses e suíços através da música.

16/07

Tarcísio Gomes Filho - Bisneto do compositor potiguar Tonheca Dantas, é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desde o ano de 2009. Formou-se bacharel em Música pela UFRN (2002) e obteve mestrado (2004) e doutorado (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo orientado pelo professor Mauricy Martin. Tarcísio foi professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), de 2007 a 2009, e atualmente leciona nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e técnico na Escola de Música da UFRN, além de coordenar e ministrar cursos de extensão voltados à formação básica em piano e pesquisar sobre o ensino do instrumento. Realizou recitais em cidades do Nordeste e Sudeste do país; foi solista junto à Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica da UFRN e atuou como pianista do coral Madrigal da UFRN. Tem sido convidado como professor em diversos encontros e festivais como “Encontros sobre Pedagogia do Piano’ (2014, 2017, 2019 e 2021 realizados na Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado de Santa Cantarina), “II Encontro de piano da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas” (2018), “I Piano Fest” na Georgia State University - EUA (2018) e “II Encontro do Piano em Pernambuco” (2019). Participou do “Backa Palanka International Piano Festival” (2015), na Sérvia, onde se apresentou tocando obras de Heitor Villa-Lobos e Johannes Brahms. Tarcísio é idealizador e coordenador do Festival de Piano de Natal.

23/07

Bruno Mota - Natural de Recife, Bruno Mota e´ mestrando em Música/Piano pela UFRN sob orientac¸a~o da professora Joana Cunha de Holanda e do professor Durval da No´brega Cesetti, e bacharel em Piano pela UFPE, em 2013, sob orientac¸a~o da professora Heloisa Maibrada. Atualmente, exerce o cargo de professor de piano contratado pelo Conservato´rio Pernambucano de Mu´sica. Tambe´m fizeram parte de sua formac¸a~o piani´stica os professores Si´lvia Valeria, Maria Clara dos Santos, Andre´ia da Costa Carvalho, Fernando Mu¨ller, Joana D’Arc Flore^ncio e Edson Bandeira de Mello. Atuou como pianista na preparac¸a~o do coro da Nona Sinfonia de Beethoven, com a Orquestra Sinfo^nica do Recife, sob a rege^ncia de Marlos Nobre; nas o´peras “O Telefone” e “O Pescador e Sua Alma”; na Orquestra Jovem do Conservato´rio Pernambucano de Mu´sica; nos coros Universita´rio, Opus 2 e Contracantos da UFPE, sob a rege^ncia de Fla´vio Medeiros; e no Grupo Vocal In Operanti. Integrou grupos de ca^mara - duos, trios, quinteto e sexteto. Apresentou-se como solista na Universidade Federal de Pernambuco, no Sesc de Casa Amarela, no Semina´rio Teolo´gico Batista, no Conservato´rio Pernambucano de Mu´sica, no Centro de Educac¸a~o Musical de Olinda e em Grenoble, na França. Participou do Torneio de Piano do Conservato´rio Pernambucano de Mu´sica em 2001, 2003, 2005 e 2007, obtendo o 1º Pre^mio na Categoria ‘E’, ate´ 25 anos, e por tre^s vezes no mesmo conservatório o Pre^mio de Melhor Inte´rprete de Mu´sica Brasileira. Foi finalista no Concurso Villa-Lobos, em Vito´ria (ES), em 2014.

30/07

Trio Felícia & Kalim Campos & José Henrique Martins - Em 2022, Felícia Coelho (flauta), Kalim Campos (violoncelo) e José Henrique Martins (piano) reuniram-se para apresentar o Trio nº 2 de Francisco Mignone, no 5º Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba. Além de prestigiar obras de compositores brasileiros, a escolha da peça foi uma forma de celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil e o Centenário da Semana de Arte Moderna a qual tanto impactou a produção artística do país. A parceria deu tão certo que os músicos decidiram continuar a explorar e divulgar o repertório para essa formação.

20/08

Duo Isadora Rezende & Guilherme Rodrigues - A história do piano a quatro mãos, uma das formas mais apreciadas e difundidas da música de câmara, remonta ao século XVII. Entretanto, a pequena extensão dos instrumentos da época, limitada a quatro oitavas e meia, tornaram a formação pouco usual. A formação só volta a ganhar força com o advento do pianoforte, instrumento mais parecido com o piano como conhecemos atualmente, quando Mozart compôs algumas obras para piano a 4 mãos. Sendo um instrumento de amplas possibilidades, possuindo 7 ½ oitavas e dispondo de registros grave, médio e agudo, tem seu potencial sonoro ainda mais dilatado quando tocado a quatro mãos, visto que passam a ser abordados simultaneamente todos os registros, alcançando a extensão de uma orquestra. Os duos de piano a quatro mãos carregam em suas raízes aspectos lúdicos, de compartilhamento musical entre amigos. A proximidade entre os instrumentistas, mais que em qualquer outra formação, demanda familiaridade, sincronismo e estreiteza entre os pianistas. Este é o caso do duo formado pelos pianistas Guilherme Rodrigues e Isadora Rezende, que trabalham juntos desde 2014 como professor e aluna. Isadora Rezende iniciou seus estudos de piano aos seis anos, tendo realizado o primeiro recital solo aos sete anos. Desde então, vem construindo uma trajetória que inclui premiações em concursos, participações em importantes festivais e indicações a premiações culturais, em um trabalho continuado de divulgação do pianismo em Natal. É aluna do curso técnico da Escola e Música da UFRN. Guilherme Rodrigues é pós-graduado em Música/Piano pela UFPB e professor da Escola de Música da UFRN, desde 1995. Desenvolve atividades docente e artística com ênfase nas diversas formações em música em grupo na instituição.

17/09

Luciana Noda - É uma pianista paulista, doutora e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Música/Piano pela Faculdade Santa Marcelina. Ao longo de sua carreira, estudou com Maria José Carrasqueira, Ney Fialkow, Cristina Gerling e David Korevaar. Na Europa, estudou com Luis Carlos de Moura Castro, Dalia Ouziel e Roy Rowat. Tem atuado como solista, camerista e recitalista, com ênfase na música contemporânea brasileira. Realizou estreias de obras para piano solo de renomados compositores brasileiros como Liduíno Pitombeira, José Orlando Alves e Antonio Ribeiro. Sempre em busca de novos desafios, desde 2022 passa a incluir o toy piano (piano de brinquedo) como novo elemento em suas performances, ao mesmo tempo em que promove a difusão de composições de mulheres compositoras. Atualmente, reside em João Pessoa (PB), onde é professora de piano e música de câmara da Universidade Federal da Paraíba e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Em 2015, foi contemplada com bolsa de pós-doutoramento da Capes-Fulbright e foi Fulbright visiting scholar na University of Colorado-Boulder (EUA). Tem apresentado regularmente os resultados de suas pesquisas em congressos nacionais e internacionais. É membro fundadora da Associação Brasileira de Performance Musical e membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e da Associação Brasileira de Piano Colaborativo.

23/09

Flávio Medeiros & Lúcia Cysneiros - Excepcionalmente, esta apresentação será no sábado às 17h. Flávio Medeiros e Lucia Helena Cysneiros: Um livro para ser musicalmente vivenciado. “Quando pensamos, inicialmente, em escrever sobre as atividades desenvolvidas no Orff Schulwerk e os ritmos pernambucanos: laboratório criativo, não imaginávamos o desafio que seria levar uma atividade prática ao seu registro por escrito. Deparamo-nos com a possibilidade de torná-lo fiel ao conteúdo proposto, mas, ao mesmo tempo, mantendo a ideia de se realizar uma vivência musical que fosse prazerosa e atrativa. Criamos atividades para os ritmos do Arrasta-pé, Cavalo marinho, Frevo canção, Maracatu rural e de Baque virado, Coco de Roda, Ciranda, Manguebeat, Xaxado, Xote, Caboclinho, Frevo de bloco, Baião. O repertório musical que acompanha as atividades do livro foi composto e executado por estudantes do curso de licenciatura em Música da UFPE, cujos arranjos foram propostos para o instrumental Orff e outros instrumentos musicais disponíveis em sala. Para as gravações contamos ainda com a participação de um grupo vocal de ex-alunos da UFPE, e a presença do professor Ricardo Brafman no solo de rabeca. Todas as músicas autorais e atividades apresentadas no livro foram gravadas com o Instrumental Orff e estudantes do curso de licenciatura em Música da UFPE. O educador musical poderá escolher o ritmo que deseja vivenciar, ou se guiar pelo conteúdo que cada um apresenta e que possa ser direcionado à necessidade específica de cada grupo. O tempo necessário para a realização de cada atividade seguirá a disponibilidade tanto do grupo como do professor, bem como o nível de musicalização dos participantes. Sendo assim, uma atividade poderá ser vivenciada e concluída em poucos encontros, ou até durante um semestre inteiro, e resultar numa culminância festiva”.

24/09

Jussiara Albuquerque - Pianista pernambucana, natural do Recife, estudou sob a orientação de Alaíde Rodrigues e Elyanna Caldas. Formada pelo Conservatório Pernambucano de Música e pela Universidade Federal de Pernambuco, onde recebeu a láurea universitária quando da conclusão do curso de bacharelado em Música/Piano. Especializou-se com renomados pianistas nacionais e estrangeiros, dentre eles Klaus Schilde, Jacques Klein, Nélson Freire, Antônio Guedes Barbosa e José Alberto Kaplan. É detentora de cinco primeiros prêmios obtidos em concursos nacionais e nordestinos de piano, além de prêmios de melhor intérprete em música brasileira. Como solista em orquestras, atuou sob a regência dos maestros Vicente Fittipaldi, John Neschling, Marcos Arakaki, Osman Gioia, Mário Câncio, Cussy de Almeida, Clóvis Pereira, Mário Guedes Peixoto, dentre outros. Como recitalista, camerista e correpetidora apresentou-se em Portugal, na cidade de Évora, em 1995; realizou recitais em várias capitais brasileiras, dentre elas, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Natal, João Pessoa, São Luís e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Participou da 2ª e 3ª Mimo (Mostra Internacional de Música de Olinda) nos anos 2005 e 2006,respectivamente. Como solista, participou dos Festivais Chopin-Schumann (2010), Liszt Mendelssohn (2011) e Debussy-Albéniz (2012), realizados na cidade do Recife. Foi solista da Orquestra Sinfônica do Recife, sob a regência de Osman Gioia, no concerto de aniversário dos 150 anos de fundação do Teatro de Santa Isabel, em maio do ano 2000. Foi professora e coordenadora dos cursos de graduação em Música da UFPE (1978 a 1996), diretora-presidente do Conservatório Pernambucano de Música (1999-2006), onde também foi professora de piano por 38 anos (1979 a 2017). Membro da Academia Pernambucana de Música desde 2003, ocupa a cadeira nº 20 que tem como patrono o maestro, pianista e compositor Ernani Braga.

01/10

Sara Cohen & Flávio Medeiros - Sara Cohen é doutora pela Unirio (2007) e foi professora, até 2019, do Departamento de Musicologia e Educação Musical da UFRJ, instituição na qual graduou-se em Música/Piano com Medalha de Ouro e defendeu a primeira dissertação de mestrado sobre Ernesto Nazareth em programas de pós-graduação no Brasil (1988). Com discografia voltada para a música brasileira gravou os CDs Brasileiras (1998), em duo com a pianista Miriam Braga; Diálogos (2000) com obras de Caio Senna; Paulo Passos e Sara Cohen (2006) com obras para clarineta/sax e piano; Pianoforte (2010), com obras inéditas para piano solo do Grupo Mosaico. Elaborou, coordenou e produziu o projeto multimídia Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado (2006) contendo a digitalização dos manuscritos revisados, o CD de áudio no qual executa os exercícios da cartilha, assim como textos sobre as estratégias rítmicas que o compositor explora, escritos em parceria com a musicóloga Salomea Gandelman. Flávio Medeiros é licenciado em Música pela UFPE. Bacharel em música pelo Berkshire College, em Massachussets (EUA). Realizou especialização Orff Schulwerk pela Eastman School of Music, em Nova York. É doutor em Educação pela Universidad Del Mar, Chile. Regente dos coros Contracantos, Opus2, Coro Universitário da UFPE e do grupo instrumental Txaimus. É membro da Academia Pernambucana de Música.

08/10

Heloisa Maibrada - Nascida em São Paulo, mas radicada em Recife desde 1971, Heloisa teve a maior parte de seus estudos musicais realizados no Recife, em especial na UFPE, com o professor Edson Bandeira de Mello. Foi agraciada com o segundo prêmio no Concurso Nacional da Bahia em 1983. Como bolsista da Capes realizou estudos de pós-graduação em Piano no Royal Northern College of Music em Manchester, Inglaterra, e doutorado em Artes Musicais na Universidade de Maryland, Estados Unidos. É professora aposentada do Departamento de Música da UFPE, onde atuou até 2015 como professora de piano nos cursos de bacharelado, licenciatura, pós-graduação e extensão, tendo formado músicos, que hoje estão atuando como pianistas e professores em escolas de música da região e em outras partes do país, bem como seguindo com seus estudos de pós-graduação. Como docente, atuou também no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Conservatório Pernambucano de Música e no Centro de Criatividade Musical do Recife, hoje Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical. Apresentou-se em diversos recitais e concertos como solista, camerista, e como pianista acompanhante no Brasil e no exterior. Como docente da UFPE criou e coordenou o Projeto Musiser, realizado de 2008 a 2014, que teve o objetivo de, através da sensibilização musical por meio do piano, agir como ferramenta auxiliar no desenvolvimento cognitivo de crianças em idade pré-escolar. Atualmente, tem-se dedicado ao estudo dos efeitos da música no desenvolvimento do ser humano.

22/11

Duo Castelo Reis – É formado pelos pianistas Carla Reis e Ricardo Castelo Branco, ambos lotados no Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais. Formado em 2022, por ocasião do concerto em homenagem à memória do professor Jayme Guimarães, o duo traz uma proposta inédita no cenário brasileiro, a opção por um repertório dedicado à divulgação da música latino-americana para a formação piano a quatro mãos e piano solo. O pianista Ricardo Castelo Branco, mineiro de Montes Claros, realizou sua formação inicial no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, com os professores Eliane Pereira, Maria Amélia Feitosa e o pianista Flávio Augusto. Posteriormente, graduou-se em Música/Piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe do pianista Luiz Senise. Com auxílio de bolsas de estudo do DAAD e da École Normale de Musique de Paris, conseguiu ainda complementar sua formação acadêmica na Alemanha e na França. Atualmente, é doutorando na Universidade de Évora, onde desenvolve a tese “Expressividade e diálogo intercultural em obras para piano de Oscar Lorenzo Fernândez”. Obteve a 1ª classificação em 8 concursos nacionais de piano e de música de câmara, dentre eles, o “I Concurso de Piano Cidade de Belo Horizonte” (2006), que lhe rendeu concertos e gravações no Brasil e Europa. Iniciou suas atividades como pianista acompanhador na Universidade Estadual de Minas Gerais no período de 2005 a 2010 e desde então, colabora junto às classes de cordas, sopros e canto na Universidade Federal de São João del-Rei. Carla Reis é natural de Varginha (MG), graduou-se em Música/Piano pela Escola de Música da UFMG e obteve o título de mestre pela UFRJ. Como bolsista Capes, aperfeiçoou-se também na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha). Em 2014, concluiu o doutorado em Educação pela UFMG – com estágio doutoral na Universidade do Porto (Portugal) – apresentando tese sobre a formação pianística a partir de uma perspectiva sociológica. Desde 2006, integra o corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (Minas Gerais), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Além da atividade docente, apresenta-se com regularidade como solista e camerista. É idealizadora e coordenadora do Programa de Extensão “Piano.Pérolas”, que visa a formação de professores de piano, bem como o registro e a divulgação de obras didáticas de compositores brasileiros. É autora do livro “O piano na universidade: trajetórias em contraponto” (Editora Appris) e coautora, com Liliana Botelho, dos livros didáticos “Piano.Pérolas – quem brinca já chegou!” e “Piano.Pérolas 2 – bichos da terra, da água e do ar”(Selo Minas de Som/UFMG).

19/11

Duo Gastesi-Bezerra - Renomado internacionalmente, o Duo Gastesi-Bezerra tem se apresentado por mais de duas décadas com programas que se caracterizam pela variedade de obras do repertório tradicional e contemporâneo. Os pianistas Estibaliz Gastesi e Márcio Bezerra já encomendaram mais de 20 obras a compositores renomados, tais como Terry Winter Owens, Justin Rubin, Vladimir Tošic, Rodolfo Coelho de Souza, Ricardo Tacuchian, Tim Thompson, Carme Fernández-Vidal e Marlene Woodward-Cooper. Em 2006, 2010 e 2016 eles foram convidados para ser o conjunto de câmara residente no Festival de Música Nova da Universidade de Minnesota Duluth, onde estrearam 15 obras especialmente escritas para os eventos. Refletindo o seu compromisso de tocar obras novas “além da primeira audição mundial”, o Duo Gastesi-Bezerra interpreta as suas encomendas em diferentes países americanos e europeus. Como reconhecimento dessa missão, eles receberam recentemente os concorridos “Encore Grant” do Fórum de Compositores Americanos e o “Gene Gutchë Performance Incentive Fund” concedido pelo Schubert Club (EUA). O duo foi foco de atenção em programas da Rádio Cultura (São Paulo), Rádio Pública Americana (NPR), Rádio Ona Mallorca (Espanha), Rádio Nacional de Espanha (Rádio Clássica), Rádio Belgrado (Sérvia) e mais recentemente foram destaque em um programa cultural da televisão pública dos EUA (PBS). Entre suas apresentações, destacam-se quatro recitais no Norton Museum of Art, apresentações no V e VI Festival Internacional de Música Nova de Las Vegas, turnê nas principais cidades sérvias em dezembro de 2007 e recitais na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano em São Paulo e na Catedral Americana em Paris, em 2008. Em junho daquele ano, eles voltaram a se apresentar em Belgrado com um recital na Sala Guarnierius sob patrocínio conjunto da Embaixada Brasileira na Sérvia e do Itamaraty. O duo foi convidado a apresentar recital de piano a quatro mãos na Série Brasiliana, patrocinada pela Academia Brasileira de Música. Em 2012, 2014 e 2022, foram atração do Festival de Inverno de Garanhuns e recentemente fizeram estreia no Festival Virtuosi de Gravatá. Sua colaboração com a Aliança de Música Clássica de Birmingham (Alabama), onde estrearam oito peças, recebeu aclamação da crítica especializada. Recentemente, o duo tocou três concertos com membros da Palm Beach Symphony Orchestra e estrearam dois concertos para piano e orquestra (de Justin Rubin e Poitr Lachert) com a Palm Beach Atlantic Symphony Estibaliz e Márcio começaram a tocar juntos, nos anos 1990, na Hartt School of Music, sob a orientação do pianista Luiz de Moura Castro. Eles prosseguiram seus estudos com Caio Pagano e receberam o título de doutores em Música pela Universidade do Arizona em 1998. O seu CD de estreia, 4on1, tem recebido elogios da crítica especializada tanto pelo repertório escolhido quanto pela qualidade da interpretação. Duo Gastesi-Bezerra é duo pianístico em residência da Universidade Palm Beach Atlantic. Para mais informações, acesse www.duogastesibezerra.com .

03/12

Patricia Vanzella & Antonio Nigro - Patrícia Vanzella é pianista e integra o corpo docente do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, onde implementou e coordena o ‘Grupo Neuromúsica UFABC’. Graduou-se em Música pela Universidade de São Paulo e pela Academia Franz Liszt (Budapeste). Obteve doutorado em Performance pela Catholic University of America (Washington, DC - EUA). Apresentou-se com orquestras sinfônicas no Brasil e com grupos de câmara na Europa, América do Norte e Ásia. No campo da pesquisa em neurociência cognitiva da música, realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação na Universidade Federal do ABC e tem publicado em periódicos científicos internacionais, em colaboração com pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras. Paralelamente às atividades de pesquisa, dedica-se a divulgar o conhecimento acadêmico-científico por meio de ações educativas e culturais, como os Concertos Sinápticos e o ciclo de palestras Conversas Neuromusicais. É membro da diretoria da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (gestão 2020-2023). Antonio Carlos Nigro é bacharel em Música/Piano pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Pedagogia do Piano com ênfase em Performance Pianística pela Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg (Alemanha) e doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi bolsista da Capes e do Programa Internacional de Bolsas de Estudos - Elgin Roth Stipendium (primeiro bolsista do programa). Entre 1998 e 2010, atuou na Alemanha como correpetidor, trabalhando com cantores na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, foi professor de piano na Musikschule Heinrich Schütz em Weißenfels, professor de piano na Musikschule em Hohenmölsen. professor de piano na Kreismusikschule Harz em Quedlinburg. professor de piano no Konservatorium “Georg Friedrich Händel” Musikschule der Stadt Halle (Saale), professor de piano na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg e professor de piano na Evangelische Hochschule für Kirchenmusik Halle (Saale). Desde 2013, desenvolve um trabalho pedagógico como professor dos cursos de bacharelado em Música/Piano e licenciatura em Música da UFPE.

Data da última modificação: 28/04/2023, 16:54