Proaes lança edital de moradia estudantil para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) divulgou o Edital do Programa de Moradia Estudantil 2022-2 para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ingressantes ou veteranos dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que residam fora da Região Metropolitana do Recife. Estão sendo oferecidas 91 vagas, sendo 69 na residência universitária e 22 bolsas moradia.

O edital tem por fundamento a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), cujo objetivo principal é ampliar as condições de permanência e de conclusão dos cursos de graduação presencial para estudantes da educação superior pública federal. Os estudantes classificados ingressarão no Programa de Moradia Estudantil (Residência Universitária ou Bolsa Moradia), que consistem no direito a residir em uma das Casas de Estudantes Universitárias (CEUs) da UFPE, bem como em repasse de recursos financeiros mensais para custeio de parte das despesas de locomoção, moradia e alimentação. Os estudantes classificados também passarão a ser assistidos como prioritários pelos programas e serviços do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase) e do Núcleo de Assistência ao Estudante (Naest) da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE).

Podem participar do presente edital os estudantes da graduação presencial que estejam com vínculo ativo na UFPE durante o período de inscrições previsto no cronograma, independente do semestre de ingresso no curso, e que residam fora da RMR, e que possuam renda familiar per capita menor ou igual a um salário-mínimo e meio e atendam aos demais critérios estabelecidos no edital.

As inscrições devem ser feitas de 2 a 22 de janeiro de 2023, exclusivamente on-line, através do Sistema Siga. Confira no edital as informações sobre inscrições, cronograma, documentação obrigatória e critérios de seleção. É vedada a participação de estudante matriculado em cursos de educação à distância; que já tenha graduação em qualquer instituição de ensino, que esteja matriculado na pós-graduação e que residam na RMR. Serão disponibilizadas 5% das vagas para estudantes com deficiência, conforme a Lei nº 13.409 de 28 de dezembro de 2016, e estão condicionadas à apresentação de laudo médico atualizado, conforme Edital.

Edital de Moradia Estudantil 2022-2
Quadro de Vagas - Edital de Moradia Estudantil 2022-2