Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- PPGS abre chamada para dossiê da Revista Realis sobre Teorias Pós-Coloniais na Argentina
Notícias Notícias
PPGS abre chamada para dossiê da Revista Realis sobre Teorias Pós-Coloniais na Argentina
A data limite para submissão de artigos é 30 de novembro
A revista de Estudos Antiutilitarista e Pós-Coloniais (Realis), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), anuncia a abertura da chamada para o dossiê intitulado “Sociologías en la Argentina: postcoloniales, decoloniales, dependentistas”. A data limite para submissão de artigos é 30 de novembro.
Os editores convidam pesquisadores a submeterem artigos originais que explorem as contribuições das teorias pós-coloniais, decoloniais ou dependentistas na análise de problemas sociais contemporâneos na Argentina. Espera-se que os trabalhos submetidos abordem temas como heterogeneidade estrutural e trabalho informal, violência de gênero e feminismo, questões raciais e indigenismo, desenvolvimentismo e monocultura, bem como linguagem inclusiva e discursos de ódio, entre outros. A intenção é estimular uma reflexão crítica sobre como essas perspectivas teóricas podem oferecer insights valiosos sobre as patologias sociais no contexto argentino. Serão aceitas contribuições de diversas disciplinas.
A organização deste dossiê está sob a responsabilidade de Eugenia Fraga, pesquisadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet), da Argentina, e da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). O Conicet é a principal instituição de fomento à pesquisa científica e tecnológica na Argentina, enquanto a UAB é uma renomada universidade espanhola com forte tradição em pesquisa e inovação.
Fundada em 2011, a Realis é um periódico acadêmico eletrônico voltado para divulgar estudos em Ciências Sociais sobre as modernidades periféricas surgidas no processo colonial, no formato de artigos, resenhas e entrevistas, em português, inglês, espanhol e francês. A revista tem mantido um diálogo constante com a crítica antiutilitarista global, promovendo uma análise crítica nas fronteiras da colonialidade, e se destaca por sua abordagem interdisciplinar, buscando fomentar debates profundos e inovadores. Em 2023, passou para a modalidade de publicação contínua, exclusivamente on-line, gratuita e com dois volumes anuais. Cada volume será composto por dossiês e artigos de temas livres, de contribuição original ao debate científico.
NORMAS PARA SUBMISSÃO - Os artigos devem seguir rigorosamente as diretrizes estabelecidas pela Realis. As normas detalhadas para submissão podem ser encontradas no site da revista. Entre as principais exigências, destaca-se a necessidade de que os textos sejam inéditos, não submetidos simultaneamente a outras revistas, e que respeitem as normas de formatação e estilo especificadas.