Pós em Educação Contemporânea realiza defesa de dissertação amanhã (8)

Trabalho é de autoria de Maria Mannuella Santos de Almeida

O Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE promove amanhã (8) a defesa de dissertação de mestrado de Maria Mannuella Santos de Almeida, a apresentação é realizada a partir das 10h em sessão virtual. O link para participação será enviado no dia da defesa para alunos e professores que solicitarem.

Com o título “Contribuições do Pibid diversidade para a prática docente: um olhar sobre as condições de professoras indígenas de Pernambuco”, o trabalho contou com a orientação do professor Saulo Ferreira Feitosa, vinculado ao CAA. A banca examinadora também é formada pelos professores Janssen Felipe da Silva (CAA-UFPE), Jaqueline Barbosa da Silva (NFD-UFPE), Sandro Guimarães Salles (CAA-UFPE) e Eliene Amorim de Almeida (Fafire-Educação).

Resumo

A promulgação da Constituição Federal do Brasil em 1988 admitiu a possibilidade de ruptura com a perspectiva assimilacionista e integracionista que objetivava integrar os indígenas à sociedade nacional, considerando esses povos como etnias sujeitas ao desaparecimento. No âmbito da educação, possibilitou a criação de novas leis e normas que visam garantir uma educação escolar indígena específica, intercultural, e bilíngue, com organização, ordenamentos e estruturas próprias. Dentre os processos de escolarização dos povos indígenas, há também a preocupação em oferecer para os professores e professoras indígenas acesso a uma formação específica e diferenciada. Em Pernambuco, a formação de professores e professoras indígenas foi e é objeto central de debates e ações do próprio movimento indígena, discussões que se fortalecem principalmente a partir da criação da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe). A presente dissertação discutiu as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid-Diversidade) para a prática docente dos professores/as indígenas em Pernambuco, especificamente, as egressas do subgrupo de trabalho “Processos próprios de ensino e aprendizagem”. A pesquisa evidenciou que o programa se constituiu como um processo formativo inclinado a uma pedagogia decolonial e contribuiu para a melhoria das práticas docentes das professoras. E de um modo mais amplo, também para a melhoria da educação escolar indígena.

ppgeducont.caa@ufpe.br

Data da última modificação: 07/07/2021, 18:33