Notícias Notícias

Voltar

Podcast Vozes da Pesca Artesanal lança novo episódio sobre tragédia ambiental do petróleo nas praias do Brasil

Programa é coordenado pelos professores Cristiano Ramalho e Gilson Antunes – ambos integrantes do Nuhumar e docentes do Departamento de Sociologia

O Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar) da UFPE divulga o novo episódio do podcast “Vozes da Pesca Artesanal”, que aborda a tragédia ambiental do petróleo no Brasil. Passados três anos do aparecimento do óleo nas praias e com alguns fragmentos de petróleo reaparecendo em 11 cidades de Pernambuco e em outras também do Nordeste do Brasil nos últimos dias, o episódio objetiva investigar qual a memória que as comunidades pesqueiras têm dessa tragédia.

Com base em depoimentos de pescadores, o podcast aborda quais são as lembranças dos impactos produzidos pela chegada do piche e das grandes ondas de petróleo no litoral de seus estados, em suas comunidades, no segundo semestre de 2019. Este e mais episódios estão disponíveis aqui. 

O “Vozes da Pesca Artesanal” é um espaço dedicado a dar voz à vivência dos pescadores e pescadoras artesanais do Brasil. Coordenado pelos professores Cristiano Ramalho e Gilson Antunes – ambos integrantes do Nuhumar e docentes do Departamento de Sociologia da UFPE – o podcast é uma realização do Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar) e do Laboratório de Estudos Rurais (LAE-Rural), vinculados ao Departamento de Sociologia (DS) e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE. Tem o apoio da Facepe, CNPq e do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP).

Data da última modificação: 30/08/2022, 14:54