Pesquisadores egressos do DCP da UFPE que integram a Rede CTIDC são contemplados com bolsas em áreas estratégicas do Ministério da Defesa

O Rede CTIDC é coordenado pelo professor Marcos Guedes de Oliveira (UFPE)

Dos 33 contemplados pelo Edital nº 14/2021 - Programa de Pesquisas no Exterior em Áreas Estratégicas para a Defesa Nacional (Propex Defesa), três são egressos do Departamento de Ciência Política da UFPE, segundo resultados divulgados na terça-feira (16). Os professores Gills Lopes, Natália Diniz e Fernando Casalunga integram atualmente o Rede CTIDC, coordenado pelo professor Marcos Guedes de Oliveira (UFPE).

O Rede CTIDC é o site do projeto de pesquisa Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa Cibernética e Defesa Nacional que compreende grupos de pesquisa sobre segurança e defesa cibernética espalhados por instituições de ensino superior civis e militares no Brasil e selecionado pelo Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica em Defesa Nacional - Pró-Defesa IV, programa apoiado em conjunto pelo Ministério da Defesa e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Integram o Rede CTIDC a UFPE, a UFSC, a Universidade da Força Aérea e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Gills Vilar Lopes (Unifa) e Natália Diniz Schwether (Unesp) foram agraciados com bolsas Capes de Professor Visitante Júnior, enquanto Fernando Casalunga (doutorando na UFRGS) receberá bolsa de doutorado sanduíche.

As universidades de destino dos três pesquisadores são o ICSTE-Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal, e o Department of War Studies em King's College London, no Reino Unido. Os acadêmicos estarão em visita de seis a 12 meses e conduzirão projetos envolvendo temas como os programas de reestruturação das forças armadas inglesa, portuguesa e francesa aos novos domínios da ciberdefesa, e estudos comparados das necessidades de segurança cibernética do Brasil em contraste com potências como EUA, Rússia e China.

Data da última modificação: 19/08/2022, 15:56