Pesquisa realizada na pós-graduação do CIn é premiada na Conferência Latino-Americana de Inteligência Computacional 2021

Trabalho é de Marcelo Lacerda, produzido sob orientação da professora Teresa Ludemir

A tese de doutorado de Marcelo Gomes Pereira de Lacerda, egresso do Centro de Informática (CIn) da UFPE, ficou em primeiro lugar no Postgraduate Theses Contest (PTC) realizado no 7º Latin American Conference on Computational Intelligence (LAC-CI). A pesquisa foi apresentada e aprovada em março deste ano ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE, sob o título “Out-of-the-box Parameter Control for Evolutionary and Swarm-based Algorithms with Distributed Reinforcement Learning”. O trabalho foi orientado pela professora Teresa Ludermir, do Centro de Informática da Universidade, e pelo professor Fernando Buarque Lima Neto, da Universidade de Pernambuco (UPE). O estudo foi o único realizado em uma universidade brasileira a figurar no pódio da categoria de doutorados.

O torneio tem o intuito de promover a integração e cooperação de jovens pesquisadores nas áreas de Inteligência Computacional, premiando produções acadêmicas dos níveis de mestrado e doutorado. Para a disputa deste ano, foram aceitas teses e dissertações concluídas, defendidas e aprovadas entre o período de janeiro de 2019 a julho de 2021.

Foram avaliados critérios como a contribuição científica e tecnológica geradas pelo trabalho, o impacto potencial na sociedade e a potencial influência no estado da arte em Inteligência Computacional e áreas associadas. A competição é organizada pela Latin American Computational Intelligence Society (LA-CIS), como parte integrante da LAC-CI. O espaço atua como um fórum científico de referência na América Latina, que visa não apenas os países latinos, mas a comunidade científica internacional.

Data da última modificação: 05/11/2021, 18:36