Notícias Notícias

Voltar

Núcleo de documentação de movimentos sociais publica dossiê sobre sindicalismo em Pernambuco

A pesquisa apresenta a história dos sindicalistas mortos e desaparecidos durante a ditadura brasileira nascidos em Pernambuco

O Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes (Nudoc), projeto de extensão da UFPE, publica seu terceiro dossiê, dessa vez com o tema Sindicalismo em Pernambuco. O lançamento do documento coincide com os 57 anos do golpe militar de 1964. A pesquisa apresenta a história dos sindicalistas mortos e desaparecidos durante a ditadura brasileira nascidos em Pernambuco. A obra traz 36 nomes, dos quais a maioria ainda não foi reconhecida pelo estado brasileiro.

As principais referências foram o Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, o Relatório Final da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara e o livro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), “O Golpe Militar contra os Trabalhadores e as Trabalhadoras. Sindicalistas mortos e desaparecidos durante a ditadura militar e a transição civil no Brasil: 1964-1988”.

O Nudoc é um núcleo de extensão da UFPE que tem como objetivos preservar e difundir seu acervo sobre os movimentos sociais; desenvolver uma cultura de preservação da história e memória sobre os movimentos na comunidade universitária e nos próprios movimentos sociais; e estimular o interesse pelo estudo, pesquisa e extensão em relação aos movimentos sociais.

Acesse o dossiê aqui. Para baixar outros dossiês produzidos pelo núcleo acesse aqui. 

Mais informações
Instagram @nudoc.ufpe 
contato.nudoc@ufpe.br

Data da última modificação: 09/04/2021, 15:27