Núcleo da UFPE participa de oficina gratuita com o Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel Pinheiro

Foto: Miguel Igreja/Divulgação

Opereta de Rua é uma das peças do grupo de teatro

Para dar início à primeira oficina, de uma série de três, o projeto “Circularidades: a formação em grupo no Teatro de Rua de Pernambuco” abre inscrições gratuitas para a oficina “A Poética e a Musicalidade dos Loucos nos 14 anos de Rua”, nos dias 10 e 11 deste mês, das 14h às 17h, pelo Google Meet. A iniciativa é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos em Teatro de Rua (Nutrua) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para participar, é preciso ter idade mínima de 17 anos e alguma experiência na área de artes cênicas. As inscrições on-line vão até segunda-feira (5) e há 20 vagas disponíveis.

A oficina é voltada para estudantes de teatro, atores, atrizes, grupos, coletivos de teatro, pesquisadores, professores e professoras de teatro e instituições de formação em artes cênicas. Os participantes serão convidados para uma troca de experiências com o grupo, mergulhando em seus processos de criação artística; roteiros/textos poéticos/dramáticos, dos quadros, além da composição e elaboração das músicas até a montagem e construção da cena teatral.

Haverá momentos voltados para o processo de criação musical e também para criação do roteiro e da cena poética, utilizando como método e instrumentos pedagógicos o teatro popular de rua, a poesia e a música popular pernambucana.

O projeto “Circularidades: a formação em grupo no Teatro de Rua de Pernambuco” tem o objetivo de analisar, divulgar e fomentar os processos pedagógicos de formação das atrizes e atores nos núcleos dos grupos de Teatro de Rua em Pernambuco por meio de oficinas e debates. A iniciativa é da Trupe Circuluz de Olinda, em parceria com o Nutrua e conta com o incentivo do Funcultura. Ao final, será criada uma revista on-line com artigos produzidos a partir da experiência vivida no projeto, disponibilizada de forma gratuita.

A Poética e a Musicalidade dos Loucos nos 14 anos de Rua

Data da última modificação: 01/07/2021, 18:09