Matrículas abertas para os webminicursos da 74ª Reunião Anual da SBPC

São ofertados 14 minicursos, com temas em diversas áreas do conhecimento

Estão abertas até o dia 21 de julho as matrículas para os 14 webminicursos da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, o evento acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. Todas as informações sobre as inscrições estão disponíveis no site da Reunião Anual.

Os webminicursos abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento. Para quem se interessa pela área biológica, poderá participar de cursos como “Análise de variantes genéticas e técnicas em patologia molecular”, “Enfrentamento das desigualdades e interseccionalidades: contribuições da saúde coletiva para repensar o Brasil” e “Vigilância sanitária em tempos de pandemia”.

Já para os entusiastas em divulgação científica, os webminicursos “Educomunicação e comunicação pública da ciência”, “Divulgação científica, humanidades e tecnologias: possibilidades e desafios do uso dos podcasts”, “Interação e diálogo com o professor contador de histórias”, “Clubes de ciências nas escolas: formatos, metodologias, projetos e práticas” e “Arte e educação estética na formação de professores” são oportunidades para ampliar o conhecimento.

Os webminicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 1º de julho até 5 de agosto. A carga horária dos minicursos varia de seis a oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo. Os interessados poderão se inscrever em até cinco minicursos. Veja aqui a lista completa dos webminicursos.

PROGRAMAÇÃO GERAL – Além dos webminicursos, o evento contará com conferências, mesas-redondas, painéis e sessões de bate-papo, entre outras coisas. A programação desta edição, que foi elaborada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil, contará com 117 atividades presenciais e 110 on-line, com transmissão pelo YouTube.

Durante a semana, estão programadas 44 conferências (27 presenciais), 80 mesas-redondas (50 presenciais), 54 painéis (2 presenciais), 14 webminicursos, dez sessões especiais (presenciais), um encontro (presencial), uma assembleia (presencial), lançamento de cinco livros e seis exposições. De forma experimental, a SBPC também levará à UnB 30 atividades presenciais do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação.

A 74ª edição da Reunião Anual será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Data da última modificação: 29/06/2022, 13:17