Matrícula dos estudantes veteranos da UFPE vai de amanhã (15) até o dia 20 deste mês

Aulas começam no dia 31 deste mês

Começa amanhã (15) a matrícula em componentes curriculares para estudantes veteranos dos cursos de graduação presenciais e a distância da UFPE. O prazo vai até o dia 20 deste mês, pelo SigaO Edital de Matrícula 2021.2, que contém as regras e o calendário completo para cada tipo de procedimento, está disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). As aulas começam no dia 31 deste mês, e a oferta dos componentes curriculares poderá ocorrer de forma presencial com hibridização de atividades; de forma exclusivamente presencial ou de forma remota, em casos de excepcionalidade.

Para solicitação da matrícula em componentes curriculares, há um escalonamento de datas para os cursos presenciais, conforme indicado a seguir: cursos do CAC, CCJ, CCSA, CE e CFCH, do Campus Recife, e cursos do CAV (Campus Vitória) – de 15 a 20 deste mês; cursos do CCEN, CB, CCS, CCM, CIn e CTG, do Campus Recife, e cursos do CAA (Campus Caruaru) – de 17 a 20 deste mês. Os cursos da modalidade a distância não fazem parte do escalonamento, e os alunos poderão solicitar suas matrículas de amanhã (15) a 20 deste mês.

Confira outros procedimentos e outras datas importantes para o semestre letivo 2021.2

MATRÍCULA DOS RETARDATÁRIOS – Nos dias 1º e 2 de fevereiro. Os retardatários de todos os cursos poderão realizar a matrícula em componentes curriculares, via Siga, nesse período.

ESTUDANTES ABI ENGENHARIAS – Durante o primeiro ano de vínculo com a UFPE (ou seja, nos dois primeiros semestres), todos os ingressantes serão automaticamente matriculados, via Siga, nos componentes curriculares indicados na tabela do Manual de Procedimentos ABI-Engenharias.

MODIFICAÇÃO DE MATRÍCULA E TRANCAMENTO DE SEMESTRE – De 27 deste mês a 2 de fevereiro. Os estudantes poderão utilizar o período de modificação de matrícula para a realização, por meio do Siga, de cancelamentos (com ônus, em caso de disciplina já confirmada) ou inclusão de componentes curriculares, trancamento de semestre ou matrícula vínculo (este último procedimento para quem já realizou quatro trancamentos de semestre).

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS – Nos dias 25 e 26 deste mês. A oferta de vagas para essas categorias é opcional, definida por cada curso. Os interessados, dentro das categorias acima, devem preencher o formulário que será disponibilizado na página Vida Acadêmica, junto com a Coordenação ou secretaria ou Escolaridade do curso de interesse. Não é permitida a matrícula em disciplinas isoladas para os estudantes com vínculo ativo com a UFPE.

INGRESSANTES (PRIMEIRO ACESSO AO SIGA/ACESSO ÀS ATIVIDADES REMOTAS) – Os ingressantes deverão fazer o primeiro acesso ao Siga para geração do e-mail institucional e, em seguida, deverão fazer o UFPE ID (id.ufpe.br). Os docentes enviarão para o e-mail institucional dos estudantes o link para acessar as atividades remotas (síncronas e assíncronas), quando houver necessidade. Para mais informações, os estudantes deverão entrar em contato com a Coordenação do curso.

INGRESSANTES SISU 2021.2 (SEGUNDA ENTRADA) – A matrícula em componentes curriculares obrigatórios relativos ao primeiro período acadêmico do curso, para os estudantes que ingressarão no semestre letivo de 2021.2, será realizada automaticamente. A matrícula em componentes curriculares eletivos ou optativos deverá ser solicitada pelos ingressantes, diretamente no Siga, durante o período de modificação de matrícula, sob orientação da Coordenação do curso ou de área, respeitando os prazos do calendário acadêmico. A dispensa de disciplinas deverá ser solicitada junto à Coordenação do curso/área, tão logo seja feita a entrega dos documentos na pré-matrícula.

O ingressante Sisu deverá manifestar, pessoalmente, o interesse do vínculo com o curso para o qual realizou pré-matrícula (entrega de documentos), nos dez primeiros dias úteis, a contar do início das aulas, dirigindo-se à Coordenação/Escolaridade de seu curso para confirmar seu interesse em ocupar vaga, conforme Resolução nº 09/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPE. O não comparecimento acarretará o desligamento com o curso, permitindo a convocação de suplente para ocupação da vaga.

ESTUDANTES CLASSIFICADOS NA TRANSFERÊNCIA INTERNA E REINTEGRAÇÃO – Os estudantes classificados nos processos seletivos de Transferência Interna e Reintegração em 2021 deverão solicitar a matrícula no prazo destinado ao seu curso, conforme escalonamento referente à matrícula em componentes curriculares. Para solicitar ou complementar aproveitamento de disciplinas cumpridas em outro curso, deverão fazer contato com a Coordenação do curso a fim de receber orientações sobre como proceder.

MONITORIA 2021.2As informações estão aqui

DESBLOQUEIO DE CPF – Os estudantes vinculados ao Campus Recife deverão solicitar o desbloqueio de CPF, apenas para uso do sistema Siga, via e-mail, à Escolaridade/Coordenação de seu curso ou à Coordenação de Controle Acadêmico/Prograd. Já os estudantes vinculados aos Centros Acadêmicos do Agreste (Caruaru) e de Vitória deverão fazê-lo junto à Coordenação de seu curso ou à Escolaridade do respectivo centro.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA E DÚVIDAS – A UFPE disponibilizará o laboratório de informática do Niate/CFCH, no Campus Recife, para a realização da matrícula. Em caso de dúvidas, o estudante poderá acessar o Guia do Estudante, disponível no site da Prograd, e/ou consultar a Coordenação do seu curso.

Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
(81) 2126.8117 / 2126.8611 / 2126.7014

coordegresso.prograd@ufpe.br