Mais uma equipe da FDR-UFPE vence competição nacional de Direito

A 1ª edição do Wicade, competição de Direito Concorrencial, foi promovida pelo Cade, em conjunto com a organização Women in Antitrust (WIA)

Com informações da Assessoria da Cade

Equipe composta por estudantes do 7º período da Faculdade de Direito do Recife, da UFPE, conquistou o 1º lugar na 1ª edição do Wicade, competição de Direito Concorrencial promovida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em conjunto com a organização Women in Antitrust (WIA). A competição, de âmbito nacional, contou com a participação de representantes de diversas universidades do país. Na final da competição, a Equipe UFPE, única representante do Norte-Nordeste, se sagrou campeã, após vencer em painel realizado com a equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A competição envolveu na disputa mais de 120 estudantes de Direito e Economia, além de coaches e servidores orientadores. Entre as 16 equipes inscritas, 14 se enfrentaram nas rodadas orais e duas – UFPE e UFMG – chegaram à final. A disputa consiste em um julgamento simulado de Direito Concorrencial e é a primeira deste tipo no Brasil, visando difundir o estudo da área entre os estudantes universitários. A fase escrita, em que as equipes enviam memoriais para serem avaliados por conselheiros fictícios voluntários, ocorreu de setembro a outubro deste ano.

O primeiro dia das rodadas orais pode ser acompanhado pelo canal do Cade no YouTube e contou com a apresentação dos painéis “Boicote coletivo e desafios da análise de condutas colusivas em mercados digitais” e “Abuso de posição dominante em mercados digitais através da adoção de cláusulas de exclusividade MFN”. No segundo dia da fase oral, as equipes puderam apresentar suas sustentações orais como representantes das empresas fictícias Bubbles ou Inova ou, ainda, como representantes do Ministério Público Federal (MPF). Os grupos tiveram sua performance julgada por conselheiros voluntários que deram notas pelo desempenho dos alunos. Ao todo, 65 profissionais renomados do antitruste contribuíram com a competição participando dos júris simulados.

Após os julgamentos iniciais, estudantes de oito equipes foram classificados para as rodadas eliminatórias e passaram para as quartas de final. Disputaram esta etapa times da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP), Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), UFMG-A, UFMG-B e UFPE. Ao superarem as equipes da UnB e UFPR nas semifinais, os estudantes da UFMG e UFPE avançaram para a grande final da competição.

SUSTENTAÇÕES – A grande final da competição contou com a participação de três profissionais da área antitruste como conselheiros do Tribunal Administrativo: o superintendente-geral interino do Cade, Diogo Thomson, que atuou como presidente da sessão de julgamento; o conselheiro da autarquia Sérgio Ravagnani; e Amanda Athayde, cofundadora da rede WIA. Atuaram como representantes fictícios do MPF os alunos Letícia Lobo e Renan Sindeaux, integrantes da equipe da UFPE. Já Otávio Augusto e Camila Monferrari, do time da UFMG, foram os representantes das empresas fictícias Bubbles e Inova.

Data da última modificação: 01/12/2021, 16:12