Livro discute trajetória, memórias e dilemas do Brasil sob a ótica de Florestan Fernandes

Obra é resultado de projeto de pesquisa desenvolvido sob a coordenação da professora Eliane Veras Soares

O livro “Florestan Fernandes: trajetória, memórias e dilemas do Brasil”, organizado pelos professores Eliane Veras Soares, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Diogo Valença de Azevedo Costa, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), será lançado na próxima terça-feira (10), às 15h, via YouTube. O evento contará com a presença de todos os autores que participaram da coletânea: além dos organizadores, Aristeu Portela Júnior (UFRPE), Lucas Trindade da Silva (UFRN), Ana Rodrigues Cavalcanti Alves (UFBA), Remo Mutzenberg (UFPE) e Caio Navarro de Toledo (prefaciador). O e-book pode ser acessado gratuitamente.

A obra é resultado de projeto de pesquisa desenvolvido sob a coordenação da professora Eliane Veras Soares, com a participação dos cinco pesquisadores citados. O livro está organizado em três partes: a primeira contém oito entrevistas realizadas por Eliane Veras Soares com Florestan Fernandes, entre 1990 e 1991; a segunda parte é composta por dez artigos inéditos que analisam aspectos fundamentais da obra do sociólogo, patrono das Ciências Sociais no Brasil; e a terceira e última parte contém uma bibliografia de Florestan Fernandes, um bibliografia “Para ler Florestan Fernandes” e um caderno de fotos. O prefácio é de autoria do cientista político Caio Navarro de Toledo.

A realização da pesquisa e a edição do livro contaram com o apoio do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Capes e Programa de Iniciação Científica (Pibic)/Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi)/UFPE.

Data da última modificação: 06/08/2021, 18:24