Livro com participação de professor da UFPE traz textos sobre os desafios do esporte na pandemia

Obra conta com participação do professor Vilde Menezes, professor e gestor de esporte na UFPE

Já está disponível para download o livro “Crônicas Covid-19: Gestão do Desporto em Tempos de Crise”, trabalho que reúne reflexões de professores e pesquisadores de diversas universidade sobre o papel e desafios do esporte diante do cenário de pandemia global. A obra pode ser adquirida no repositório virtual da Universidade Autónoma de Lisboa. Coordenado pelos pesquisadores Abel Correia (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa), Rui Biscaia (School of Marketing and Management, Coventry University) e Vera Pedragosa (Universidade Autónoma de Lisboa), o livro conta com participação do professor Vilde Menezes, professor e gestor de esporte na UFPE, e outros autores.

“A ideia central destas é problematizar os vários aspetos da situação complexa que, do nosso ponto de vista, têm diretamente a ver com a natureza do desporto, com a gestão nas organizações de desporto, e com o papel do profissional gestor de desporto na construção da nossa sociedade em 2020. Isto num período em que se vive uma pandemia e se têm de encontrar respostas para esta crise, perspectivando-se, em simultâneo, outros desafios, como as alterações climáticas e as restrições no acesso ao desporto por parte de muitas pessoas. O objetivo é apenas a partilha da visão de cada professor e/ou gestor de desporto sobre um aspecto particular (político, cultural, económico, social, ambiental, etc.) deste sistema complexo que é o desporto, quando se vivem novos tempos. Pretende-se um olhar pessoal focado em tendências atuais no desporto, em caminhos que foram percorridos ou num acontecimento particular, que permita a discussão, a compreensão e a crítica e, acima de tudo, um apontar de possibilidades", explicam os professores coordenadores do livro.

Vilde Menezes é graduado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1996), além de mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutor em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é professor da UFPE, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação,  e diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, atividade física, lazer e educação em saúde.

Professor Vilde Menezes
vilde.menezes@ufpe.br