Livro apresenta negros e trabalhadores portuários como protagonistas

Obra é de autoria do professor José Bento Rosa da Silva, do Departamento de História da UFPE

Trazer à tona, dar visibilidade e recuperar vozes que foram historicamente silenciadas. A classe trabalhadora e a população negra de Itajaí aparecem como sujeitos da história no livro “Braços negros na Foz do Itajaí (SC): Ensaios históricos 1871-1905”, do historiador e professor José Bento Rosa da Silva, professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE. A obra será lançada amanhã (4), das 9h às 13h, na Praça Arno Bauer (ao lado do Museu Histórico de Itajaí), Santa Catarina. O lançamento integra a programação do 4º Festival Literário de Itajaí (FLI).

“Itajaí tem um porto fluvial, sobre as águas do rio Itajaí-Açu, ou Itajaí- Grande, como se dizia no século XIX. A palavra, de origem indígena, atesta a presença dos primeiros habitantes da terra. Além do Itajaí-Açú, a cidade é cortada pelo Itajaí-Mirim ou Itajaí-Pequeno – ou simplesmente Rio Pequeno”, afirma o autor, na apresentação do livro.

“Uma das minhas inquietações é buscar as vozes subalternizadas na História, sobretudo em tempos obtusos, em que as narrativas de uma História única querem se impor como a verdadeira, calando as outras falas”, argumenta o autor. Ele faz questão de dizer que considera impossível não discutir as relações de poder no campo do fazer História. E deixa claro o seu posicionamento: “A neutralidade é uma falácia”.

Um dos elementos formadores da identidade local, o Porto de Itajaí é novamente o cenário para a pesquisa de José Bento Rosa da Silva. Em 2004, o autor publicou “A Estiva Papa-Siri: mãos e pés do porto de Itajaí”, livro que rompeu longo silêncio historiográfico acerca da organização da classe operária itajaiense. Desta vez o pesquisador retorna ao tema e amplia seus olhares ao utilizar novas fontes documentais. Em “Braços negros na Foz do Itajaí (SC): Ensaios históricos 1871-1905”, o historiador pesquisou processos-crimes do século XIX, que se encontravam no sótão do Fórum de Itajaí.

AUTOR – José Bento Rosa da Silva, o conhecido professor Bento, é graduado em História pela Fundação do Polo Regional do Vale do Itajaí (a antiga Fepevi, hoje Univali), mestre em História pela PUC-SP e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente na UFPE, tem vasta experiência na área de História, com ênfase em História da África, nos seguintes temas: África, história, diáspora, abolição, trabalho, cidade, memória, porto, escravidão. É membro fundador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco (Neab-UFPE) e do Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos, da Foz do Rio Itajaí/SC.

Entre seus livros publicados estão “Negras memórias” (1996), “A Estiva Papa-Siri: mãos e pés do porto de Itajaí” (2004), “Caetanos & Caetanos: Tradição oral e História (Em preto & branco)” (2008), “História da aduana em Itajaí” (2008) e “Um filho de Lavras: memórias, vivências e experiências, capitão Bento Rezende da Silva (1919-2007)” (2010).

Data da última modificação: 03/12/2021, 17:11