Keila Simpson no Giro Nordeste desta sexta-feira (24)

Programa é exibido às 20h30, na TVU

A presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) Keila Simpson Sousa é a entrevistada do programa Giro Nordeste desta sexta-feira (24) na TVU, canal 11.1, às 20h30. Keila também é diretora executiva da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), e atua com a população LGBTQIA+ desde 1991. No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, data que marca a luta pelos direitos em todo o mundo.

Com 57 anos de vida, a maranhense de Pedreiras descreve a época de estudante: “Se uma pessoa trans sofria violência na escola, ela ia sofrer sozinha, não tinha acompanhamento pedagógico, não tinha acompanhamento psicológico, não tinha nada quando eu era criança”. Keila conta que “ser travesti e ir pra escola tentar estudar era um desafio todo dia porque eu sabia que ia encontrar problemas quando chegasse nesse espaço”.

Ativista desde o início da década de 1990 em defesa da comunidade LGBTQIA+ e residente em Salvador há 30 anos, Simpson comenta sobre os desafios enfrentados pela população idosa: “O que ocorre é: muitas dessas travestis quando elas chegam a maior idade, a 50, 60 ,70 anos, o que é que elas fazem? Elas destransicionam, se é que posso dizer isso, não por uma vontade própria mas por uma condição sócio ambiental pra poder transitar mais livremente nesses espaços sem que passe tanto constrangimento”.

O programa Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia que tem a colaboração remota de comunicadores de emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste. A atração vai ao ar às sextas-feiras, no horário das 20h30 pela TVU (canal 11.1) e nesta edição conta com a jornalista da UFPE Stella Maris Saldanha na bancada virtual.

Data da última modificação: 22/06/2022, 15:37