Notícias Notícias

Voltar

João Sabino de Lima Pinho Neto recebe título de Professor Emérito da UFPE

Evento foi realizado no Auditório João Alfredo, na Reitoria

O novo professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é João Sabino de Lima Pinho Neto, que foi docente da disciplina de Ginecologia na instituição e chefe do Departamento Materno Infantil da UFPE (em 1984). A sessão solene de outorga do título foi realizada na tarde de ontem (1º), no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria. Estiveram presentes, além do reitor Alfredo Gomes, outros membros da comunidade universitária e familiares e amigos do homenageado.

Fotos: Evelyn Carolina

Médico recebe diploma das mãos do reitor e do diretor do CCM

“É uma grande honra para nós ter João Sabino de Lima Pinho Neto como um de nossos professores eméritos, abrilhanta a nossa universidade”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, ao iniciar a cerimônia. No Ato nº 07/2022, assinado pelo reitor, ressalta-se que o título foi concedido “considerando que o professor se destacou pela dedicação ao longo de sua vida profissional na gestão universitária, bem como sua grande atuação como docente e na produção científica. Sua prática profissional contribuiu também para o avanço local em relação ao direito à identificação sexual, integrou a equipe que conduziu a primeira cirurgia de redesignação sexual (transexualidade homem-mulher) no Hospital das Clínicas da UFPE”.

“É uma honra ter sido designado para falar sobre um professor tão estudioso, com tantas realizações e tanto zelo em prol da profissão. Sem dúvidas, é um dos mais reconhecidos especialistas em ginecologia. Trabalhamos juntos no HC, é impressionante a dedicação dele às cirurgias. É um exemplo clássico e perfeito para o título de professor emérito. Como líder, impulso implacável, coragem e determinação podem defini-lo. Sabino Pinho estabeleceu um exemplo a ser seguido”, afirmou o chefe do Serviço de Ginecologia do Hospital das Clínicas da UFPE (HC), Cláudio Barros Leal Ribeiro. Responsável pelo discurso panegírico feito durante a cerimônia, o professor também divertiu os presentes com alguns relatos pessoais sobre o homenageado. 

Em discurso, Sabino Pinho agradeceu a homenagem recebida

“Ao ilustríssimo reitor, a meus colegas e à minha família, minhas breves palavras serão de agradecimento nesta homenagem”, retribuiu Sabino Pinho, antes de recordar variados momentos de sua trajetória profissional.

João Sabino de Lima Pinho Neto é responsável pela criação do primeiro Ambulatório de Ginecologia Endócrina da região. Foi presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Pernambuco (Sogope) por duas vezes, de 1978 a 1980 e de 1980 a 1982; vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Climatério (Sobrac) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), de 1981 a 1985; e membro da Comissão de Contracepção da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), no período de 1999 a 2000.

O novo professor emérito da UFPE também presidiu o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (Recife), em 2003, e foi membro fundador das Sociedades Brasileiras de Ginecologia Endócrina, de Climatério, de Osteoporose, de Ginecologia Oncológica e da Sociedade Ibero-Americana de Endoscopia Ginecológica. Em 2017, João Sabino de Lima Pinho Neto foi homenageado como “Mestre da Medicina” pela Associação dos Médicos de Pernambuco (Ampe).

PRESENÇAS – A mesa solene do evento também contou com a participação da pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro; pelo diretor do Centro de Ciências Médicas/Faculdade de Medicina da UFPE, Luiz Alberto Mattos; pelo presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Hildo Rocha Cirne de Azevedo; e pela presidente da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco, Sonia Regina Figueiredo.

Data da última modificação: 05/12/2022, 11:56