Inscrições de trabalhos acadêmicos para o X CNEF vão até dia 20 deste mês

Além das sessões científicas, o X CNEF ofertará diversos minicursos

De 11 a 14 de abril deste ano, ocorre o X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (CNEF) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O prazo para o envio dos trabalhos acadêmicos se encerra no dia 20 deste mês e devem ser enviados exclusivamente via site do evento. As regras para o envio nos formatos “apresentação oral” e “pôster” também estão disponíveis no site. As inscrições de participação custam R$ 130,00 (estudantes) e R$ 170,00 (profissionais), até o dia 15 de março. A partir do dia 16 de março, passarão a ser R$ 170,00 (estudantes) e R$ 220,00 (profissionais).

O CNEF nasceu da necessidade de divulgação científica no campo da Educação Física, Esporte, Saúde e Cultura Corporal. Nas duas primeiras edições do evento, o caráter regional perpassou a programação das mesas, os trabalhos apresentados e as inscrições recebidas, de modo geral. A partir da terceira edição, o CNEF obteve repercussão nacional, expandindo-se em interessados de diversos países, com reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como importante encontro científico, caracterizando-o como um dos cinco principais congressos brasileiros na área.

Além das sessões científicas, o X CNEF ofertará diversos minicursos que tem como objetivo fortalecer a formação pedagógica e a troca de experiências com profissionais e pesquisadores renomados na área de Educação Física e Esportes. Cada congressista poderá apresentar dois minicursos. Os três trabalhos científicos mais recomendados e bem avaliados pela comissão científica (apresentação oral e pôster) também receberão Menção Honrosa e reconhecimento do evento.

Em diversas edições o CNEF recebeu aprovação de apoio da Capes, através do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), que visa impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no Brasil, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. A Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (Facepe) também conferiu apoio ao CNEF em suas edições, demonstrando a relevância do seu escopo e reconhecendo o protagonismo científico em sua organização.

A finalidade do CNEF é promover o intercâmbio entre pesquisadores da área de Educação Física, estimular a iniciação científica de estudantes da UFPE, UFRPE, UPE e outras instituições de Ensino Superior, incentivar a produção acadêmica dos docentes e servir de espaço para a divulgação de pesquisas e experiências na área de Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer.

Professor José Luis Simões – coordenador do CNEF
(81) 99601.4282 - WhatsApp