Notícias Notícias

Voltar

Inscrições abertas para concurso sobre arte na pandemia

Organizado pelo “ProjectCovid19”, o concurso visa estimular o compartilhamento de experiências, histórias e perspectivas da pandemia da Covid-19 através da arte

Estão abertas as inscrições para a “Art Advancing Health”, competição que tem como objetivo elaborar um repositório histórico global a respeito da pandemia causada pelo novo coronavírus a partir da perspectiva artística. O concurso conta com a parceria do grupo de pesquisa Jornalismo e Humor, do Departamento de Comunicação da UFPE, por intermédio do chargista Thiago Lucas.

O concurso é aberto para maiores de 18 anos, originários de qualquer país, que tenham produzido material artístico no ano de 2021 que se enquadre nas categorias de: Arte à mão livre, Arte digital, Fotografia, Cartum e Arte editorial. Como a pandemia tem sido vivenciada de forma diferente em todo o mundo, a forma de abordagem das obras é livre.

A comissão julgadora e organizadora é composta por Emily Diamond, professora norte-americana que se concentra na pesquisa sobre desigualdade na saúde e também coordenadora do “ProjectCovid19”; Seyran Caferli, artista editorial azerbaijano e diretor do International Cartoon News Center; e Thiago Lucas, artista gráfico brasileiro, editorialista e integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Humor da UFPE.

Os interessados em participar podem submeter até cinco trabalhos, com prazo até 20 de maio. As obras devem ser enviadas para o e-mail emily@Projectcovid19.org. Os participantes também devem preencher formulário de submissão. Os vencedores serão anunciados em no dia 1º de agosto de 2021. Os premiados do 1º ao 3º lugar irão ganhar um valor em dinheiro. Já os do 4º lugar receberão um Certificado de Excelência em Arte para o Serviço de Saúde.

JORNALISMO & HUMOR – O Grupo de Pesquisa Jornalismo e Humor, do Departamento de Comunicação Social da UFPE, foi criado em abril de 2020 e tem como objetivo identificar de que forma a utilização do riso no Jornalismo pode fortalecer a atividade, ampliar o alcance ao público e impulsar a criticidade acerca de temas delicados de se noticiar.

Recentemente, o grupo publicou, na Revista Pauta Geral: Estudos em Jornalismo, o artigo intitulado “Entre o quinino e a cloroquina: ecos da gripe espanhola na cobertura jornalística sobre a pandemia no Brasil”. A obra analisa como os principais veículos de comunicação do período de 1918 a 1919 noticiaram a gripe espanhola. Na investigação, foram observadas permanências e divergências entre a práxis jornalística do início do século passado e a realizada na pandemia do coronavírus em 2020.

Data da última modificação: 30/03/2021, 17:56