II Conic Virtual da UFPE contou com a participação de 400 pessoas em três dias de evento

Houve 160 apresentações distribuídas em oito áreas do conhecimento

O II Conic Virtual da UFPE, realizado de 27 a 30 de julho, teve 160 apresentações distribuídas em oito áreas do conhecimento (Agrárias, Biológicas, Engenharias, Exatas, Humanas, Letras/Artes/Linguística, Saúde e Sociais) com a participação de, aproximadamente, 400 participantes, somando os três dias de sessões orais, dos quais 150 ouvintes internos e externos. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), contemplou cerca de 10% do total de projetos nas três modalidades (Pibic, Pibiti e Pibic-EM) da Edição 2019/2020, que representa o 28º Conic, 12º Coniti e o 9º Enic.

Na abertura, no dia 27, foi ministrada a palestra intitulada “Ciência, a necessidade de um povo” pelo professor Antônio Carlos Pavão, coordenador do Espaço Ciência de Pernambuco e docente do Departamento de Química Fundamental da UFPE, transmitida no canal oficial YouTube da UFPE. Através de uma viagem histórica sobre a ciência, o professor Pavão enfatizou a importância da ciência para o exercício da soberania e destacou que os “segredos de alquimistas“ devem ser compartilhados com todos. “Fazer ciência, ensinando ciência é um método de difusão científica efetivo e que gera o entusiasmo dos estudantes, nossos futuros cientistas”, afirmou ele.

SALAS VIRTUAIS – As cinco salas virtuais paralelas foram coordenadas por estudantes de pós-graduação de diferentes programas da UFPE, dando a chance de participação efetiva na organização de um evento institucional. Docentes orientadores e colegas, bem como avaliadores externos, participaram ativamente das sessões levantando debates, críticas construtivas e elogios às atividades apresentadas. O comitê externo de avaliação de evento contou com docentes pesquisadores da UFPE, UFRPE, Unifesp, UFC, Univasf, Unicamp e Fiocruz.

Todos os resumos do 28º Conic, 12º Coniti e do 9º Enic podem ser conferidos nos Anais do evento.

Premiados do 28º Conic

Área: Ciências Agrárias
Estudante: Yasmim Antonino C. dos Santos (curso de Ciências Biológicas)
Orientadora: professora Patrícia Vieira Tiago