HC será o primeiro hospital da Rede Ebserh a ter um PDFH

Construção do PDFH é fruto de parceria entre a Ebserh e o Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), organismo da ONU

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), será o primeiro hospital, entre os 40 da Rede Ebserh, a possuir um Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH). O documento norteará as reformas, melhorias e readequações de todos os hospitais que fazem parte da Rede Ebserh, levando em conta as atividades desenvolvidas na unidade no âmbito do ensino, pesquisa e assistência.

O investimento para a sua elaboração foi de cerca de R$ 700 mil. A construção do PDFH está sendo feita por meio de uma parceria entre a Ebserh e o Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), organismo da ONU especializado em gestão de projetos e infraestrutura. Na segunda-feira (27), a equipe de consultores que irá elaborar o PDFH se apresentou às chefias do HC-UFPE, em reunião realizada no Anfiteatro 1 do hospital universitário, no Recife, e explicou a metodologia que será utilizada para a elaboração do documento. De terça a quinta-feira, a comitiva visitou as instalações do hospital universitário, conhecendo in loco os espaços e serviços da unidade.

“O HC assume um papel pioneiro e inovador ao ser o piloto na construção do PDFH entre os hospitais da Rede. O Plano Diretor Físico Hospitalar vai traçar diretrizes para ocupação dos espaços, sendo um importante documento de planejamento a médio e longo prazo, auxiliando no redimensionamento das áreas do HC, de maneira sustentável e integradora”, comentou o superintendente do HC, Filipe Carrilho.

Nesse contexto, o chefe da Divisão da Infraestrutura Física e Logística do HC, Wagner Cordeiro, explica que o PDFH é elaborado de forma ampla. “Para o seu desenvolvimento, os consultores irão além do estudo do espaço físico. A equipe vai levar em consideração também as atividades desenvolvidas na instituição do ponto de vista assistencial, de ensino e de pesquisa, além de nossos indicadores, capacidade assistencial, número de colaboradores etc. Tudo alinhado ao Mapa Estratégico da Ebserh e ao nosso Plano Diretor Estratégico”, acrescentou, ressaltando a importância da participação de todos do hospital nessa fase de elaboração.

A metodologia participativa e multidisciplinar é, inclusive, um dos pontos centrais para a construção do PDFH. “Esse esforço conjunto visa a melhoria da qualidade do ensino dos profissionais de saúde e da assistência prestada à população”, afirmou Rafael Esposel, gerente de projetos do Unops.

A elaboração do PDFH é composta por quatro fases: Análise, Diagnóstico, Prognóstico e Proposta. No momento, a Etapa 2 está sendo realizada. A previsão é de que o PDFH seja concluído e apresentado à comunidade em maio de 2022.

Data da última modificação: 01/10/2021, 12:49