Notícias Notícias

Voltar

HC realiza I Simpósio de Nutrição Clínica em celebração ao Dia Nacional do Nutricionista

Evento abordou diversos temas, como a Síndrome da Realimentação no paciente hospitalizado” e o empreendedorismo na nutrição clínica, entre outros

“Síndrome da Realimentação no paciente hospitalizado” e “Empreendedorismo na Nutrição Clínica” foram alguns dos temas abordados no I Simpósio de Nutrição Clínica do HC do Hospital das Clínicas da UFPE, realizado hoje (31), data que celebra o Dia Nacional do Nutricionista. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Eventos como esse simpósio são a essência do HC, que tem como propósito o ensino e o conhecimento compartilhado empregados na transformação do cuidado”, explica o superintendente do HC, Filipe Carrilho, dando as boas-vindas aos inscritos presentes tanto no Anfiteatro 1 quanto acompanhando a transmissão pela web.

A nutricionista Glaucia Morais, coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do HC, abriu a série de palestras abordando um problema mundial da Nutrição Clínica: a síndrome da realimentação no paciente hospitalizado. “A realimentação num paciente desnutrido é um problema complexo porque exige o monitoramento do quadro por meio de exames bioquímicos e não pode haver uma terapia mais agressiva na realimentação, pois isso pode provocar diversos danos como insuficiência cardíaca, convulsões e até a morte do paciente. O manejo clínico precisa equilibrar os eletrólitos no sangue para haver a suplementação de vitaminas e progressão da alimentação”, explica ela.

O empreendedorismo na nutrição clínica foi o tema da palestra da consultora, professora e ex-residente de Nutrição do HC Pedrita Albuquerque. “Enxergar soluções está no espírito empreendedor e esse olhar de inovação pode ser treinado com o desenvolvimento de habilidades para a identificação de oportunidades que vão gerar soluções para os problemas. É preciso ‘sair da caixa’ para gerar soluções e inovações”, ensina Pedrita.

Na sequência, estavam programados temas como “Terapia Nutricional no paciente oncológico: o que é prioridade?”, “Manejo nutricional na Síndrome do Intestino Irritável (SII)”, “Vulnerabilidade do trato gastrointestinal no paciente crítico”, “Manejo nutricional na fraqueza adquirida na UTI”, “Mindful eating nas doenças crônicas não-transmissíveis” e “Manejo nutricional na Cirurgia Bariátrica”.

Data da última modificação: 31/08/2022, 14:07