HC realiza acolhimento aos novos residentes da instituição em evento virtual

O acolhimento aos novos residentes do Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ocorreu na tarde de ontem (1º) e contou com a presença da gestão do hospital-escola e de representantes dos Programas de Residências de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Multiprofissional Integrado em Saúde. O evento foi realizado de maneira on-line, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, transmitido pelo site do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE, unidade de e-saúde do HC-UFPE/Ebserh.

Durante a abertura, a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques, deu boas-vindas aos novos residentes e reforçou que a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) estaria inteiramente disponível para eles. “Sejam bem-vindos ao HC todos os que estão iniciando a Residência hoje. Este evento é um guia de orientação, de noções específicas para a vivência dentro do hospital nesse período. Desejamos que vocês tenham a melhor residência possível, e a GEP estará sempre de portas abertas”, afirmou.

Claudia Marques ainda mencionou sobre a importância de os novos residentes trabalharem em conjunto e de forma multiprofissional e, por fim, agradeceu a participação de todos os que estavam presentes no evento.

Em seguida, o superintendente do hospital-escola, Luiz Alberto Mattos, falou um pouco sobre a qualidade dos programas de Residência e da missão do HC que une ensino, pesquisa, extensão e assistência. “É uma honra tê-los aqui no HC. Nosso lema assim como o da Ebserh é ensinar para transformar o cuidar. O ensino é uma das nossas prioridades, sendo associado à pesquisa, extensão e assistência. Temos preceptores qualificados e programas de residência que são escolhidos como primeira opção na rede estadual, e esse é um reconhecimento dos esforços dos nossos preceptores. Aproveitem o período. Podem contar conosco”, disse.

Ele também reforçou que, neste período de pandemia, o ensino não foi colocado em segundo plano. “Durante a pandemia, não medimos esforços para que o ensino continuasse sendo prioridade, não sendo deixado de lado”, acrescentou.

A primeira palestra foi ministrada pelo chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Hugo Moura, em que ele explicou sobre o organograma do HC, trazendo noções gerais de pontos importantes do hospital como o fluxo de acesso e o que funciona em cada portaria. Posteriormente, o chefe da Divisão de Enfermagem, Francisco Amorim, informou sobre os procedimentos e medidas necessárias para internação dos pacientes. Durante o evento, ainda foram apresentados temas como agendamentos e procedimentos para atendimentos nos ambulatórios; como lidar com os prontuários; proteção e segurança no ambiente hospitalar, dentre outros.

No processo seletivo 2021 para as Residências em Saúde, o HC ofertou 172 vagas, sendo 131 para 44 Programas de Residência Médica; 11 vagas para a Residência em Enfermagem (duas em Cirúrgica; duas em Nefrologia; duas em Saúde da Criança; duas em UTI e três em Saúde da Mulher); 10 para a Residência de Nutrição; e 20 em Multiprofissional Integrada em Saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais). Ao todo, o HC tem 319 vagas para residentes em saúde.

Data da última modificação: 02/03/2021, 16:49