Notícias Notícias

Voltar

Giro Nordeste discute a cultura digital e os impactos das redes na vida social

Perfil dos influenciadores digitais também estão no foco do programa exibido hoje (31) na TVU

Na semana em que mais de mil signatários, entre eles pioneiros e executivos da indústria de tecnologia da informação, pedem, em carta aberta, uma pausa de seis meses no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial, como o GPT-4, o programa Giro Nordeste recebe a professora universitária e jornalista Issaaf Karhawi. Pesquisadora em Comunicação Digital na Universidade de São Paulo (USP), a convidada fala sobre diversos assuntos, desde ansiedade em tempos de redes sociais, plataformização e letramento digital, até o conceito de influenciador. O programa é veiculado pela TVU (canal 11.1) às sextas-feiras, no horário das 20h, com reapresentação às segundas-feiras, às 21h.

Autora do livro “De blogueira a influenciadora”, resultado de sua tese de doutorado pela USP, Karhawi recorda discussões acerca do campo da Comunicação, como o conceito de formador de opinião nos anos 1940. “Essa ideia de influência social está com a gente desde sempre”. E pontua que “para se relacionar em sociedade, a gente vai sempre se organizar a partir de alguma ideia de influência social”. Já sobre o conceito de influenciador, delimitado nas duas últimas décadas, diz que “é um batismo do mercado publicitário, que observa naquela pessoa influência na compra, na venda, influência no consumo material”.

Quando questionada sobre democratização do conhecimento, Issaaf pondera que “no fim, nem todo discurso entusiasmado se perdeu, o digital segue sendo um espaço em que é possível, sim, construir espaços de contradiscurso e mesmo questionar estratégias e lógicas que operam ali”.

Ao abordar a plataformização, a especialista explica que “cada vez mais a gente tem se organizado a partir de um imperativo das plataformas, sem se dar conta. É o imperativo da velocidade, é o imperativo da presença digital. Como é que todo mundo tem que estar presente digitalmente, como é que todo mundo acaba sendo um pouquinho comunicador. Médico, nutricionista tem que estar nas redes. A gente foi naturalizando imperativos das plataformas. Por isso, a ideia da plataformização e a entrada delas na nossa lógica diária de trabalho, de vida, de sociabilidade”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão da Região Nordeste.

Data da última modificação: 31/03/2023, 15:22