Notícias Notícias

Voltar

Giro Nordeste de hoje (12) traz como tema o aumento da fome entre os brasileiros

Às 20h30, na TVU, o programa, entrevista Daniel de Souza, atual presidente do movimento de combate à fome Ação da Cidadania, fundado por Betinho

Neste mês de agosto, faz 25 anos da morte de Herbert José de Souza, Betinho, criador da organização não governamental Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida. Ele liderou nos anos 1990 as principais iniciativas de combate à fome no Brasil, como o “Natal Sem Fome”. Para homenageá-lo, o Giro Nordeste conversa hoje (12) com o filho de Betinho e atual presidente do conselho da Ação da Cidadania, Daniel Carvalho de Souza. O Giro Nordeste vai ao ar às 20h30, na TVU, canal 11.1. É uma produção da TVE Bahia e conta com a participação virtual de jornalistas de emissoras públicas de televisão e rádio do Nordeste.

Agronegócio, agricultura familiar, políticas públicas, crise climática e pandemias foram alguns dos tópicos discutidos durante o programa. “A gente vive essa enorme contradição, ou seja, a gente tem 125 milhões de brasileiros com algum grau de insegurança alimentar, uma produção vastíssima de alimento para exportação, como milho e soja que a gente exporta dentro do agronegócio, e um corte no incentivo, corte no apoio, um desmonte sistemático, planejado. Importante dizer que não é só uma questão de negligência, é um desmonte sistemático exatamente nessa agricultura que é tão importante no momento em que o Brasil passa fome”, analisa Daniel, acerca da importância da agricultura familiar para o país.

Na entrevista, obras icônicas que tratam da fome no Brasil foram citadas, como “A Geografia da Fome”, de Josué de Castro, além dos documentários “Garapa”, do cineasta José Padilha, e “Histórias da Fome no Brasil”, de Camilo Tavares. Sobre o último filme, Souza, que também foi um dos produtores da película, relembrou o que aconteceu no Ceará no século passado: “A gente descobriu que o Ceará chegou a ter campo de concentração para evitar que os flagelados da seca chegassem até a capital. A gente já teve centenas de milhares de mortos séculos atrás nesse país por conta da fome, da seca etc. Ou seja, da falta, no final das contas, de política pública porque seca tem todo ano, então é previsível e tem como resolver isso.”

Sobre o lançamento no mês passado da campanha “O Pacto pelos 15% com Fome”, o herdeiro do legado de Betinho explica que “a gente viu que quem muitas vezes doava (às vezes pessoas físicas, às vezes entidades) passou a nos pedir alimentos, passou a nos pedir ajuda. E em função disso, inclusive desse número que saiu agora em junho, que foi esse número horroroso de 33 milhões de brasileiros passando fome e 125 milhões de brasileiros com algum grau de insegurança alimentar, é que a gente reeditou essa mobilização que aconteceu em 1993”.

Data da última modificação: 12/08/2022, 12:17